As cidades e comunidades sustentáveis, de acordo com a Agenda 2030, constituem uma meta relevante para a sociedade que exige planeamento e gestão urbanos eficientes para lidar com os desafios da intensa urbanização, como trânsito, resíduos e poluição. Para enfrentar tais desafios, os cidadãos devem ser encorajados a refletir sobre as suas ações e a atuar em situações complexas de modo sustentável, daí a necessidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento de competências-chave em sustentabilidade. O crescente uso de dispositivos móveis, torna possível a exploração de jogos educativos digitais em ambientes outdoor. Quando combinados com conteúdos de realidade aumentada (RA), o seu efeito educativo pode ser exponencial e resultar na mudança de atitudes dos cidadãos.Partindo do sucesso do EduPARK (financiado por FEDER e FCT), reconhecido em 2018 com o prestigiante prémio Team Award for Innovation in Teaching & Learning do Consórcio Europeu de Universidades Inovadoras (ECIU), torna-se evidente a necessidade de expandir o seu impacto.
O projeto está sendo implementado na Ufal, em uma parceira de internacionalização enttre a Universidade de Aveiro e a Ufal, sob organização da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied).
A ideia é promover cidades sustentáveis, criando um ambiente inteligente de aprendizagem suportado por uma app móvel com jogos de localização baseados em desafios que integram recursos educativos em RA, como simulações com base em dados de sensores ambientais, animações 3D, spots informativos, entre outros. Estes jogos são cocriados pela comunidade escolar, académica e geral e integram desafios interdisciplinares atrativos para serem explorados por cidadãos em passeios pela cidade. Esta pedagogia inovadora usa tecnologia familiar (dispositivos móveis) para “aprender fazendo”, na qual os jogos em RA permitem consciencialização ambiental na cidade – laboratório vivo de experimentação – onde os cidadãos são “cientistas ativos” e agentes de mudanças sustentáveis, numa lógica de ciência cidadã.
Dia 7 de novembro, de 10h às 12h - momento de formação virtual, com palestra pela Universidade de Aveiro
Dia 8 de novembro, de 8h30 às 10h30 - momento presencial, com atividades práticas de experimentação e produção de jogos digitais com Realidade Aumentada.
Professores da Ufal
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