O ano de 2020 é um ano eleitoral e os partidos políticos ainda encontram dificuldades em completar a quota de registro de candidatura de mulheres, assim como ainda é comum mulheres se submeterem ao pleito, apenas, para cumprir a quota q(30%) que assegure o registro de candidaturas de homens. Seja no parlamento ou no poder executivo, nas três esferas de governo, as mulheres ocupam aproximadamente 15% das vagas.
Nas realações sociais, de modo geral, a sujeição das mulheres ao domínio dos homens as coloca em desvangem, sob vários aspectos, inclusive nas relações de trabalho. No núcleo familiar, essa sujeição revela-se com a mesma força e, talvez, seja a origem das demais.
De modo geral, seja pelas condições materiais ou pela cultura, o empoderamento das mulheres ainda parece uma ação isolada de algumas poucas que, seja pelo grau de instrução ou pela independência financeira, conseguiram trilhar um novo caminho.
O desafio do debate proposto é abrir um lugar de fala para mulheres se expressem na complexidade de seu quotidiano e que possamos compreender as raízes dessa subordinação.
CONFERêNCIA ON-LINE
Conferência: Mulheres na política e nas relações sociais
Debatedoras: Marilane Oliveira Teixeira
Doutora Desenvolvimento Econômico/UNICAMP
Iriana L. Cadô Unicamp
Mestranda IE/UNICAMP
Mediadora: Luciana Caetano
Professora FEAC/UFAL
Data: 02 de junho (terça), às 20h.
Programação:
· Apresentação do mediador: temas e debatedores (5 a 10 minutos);
· 15 a 20 minutos de exposição de cada debatedor.
· 10 intervenções de 3 a 4 minutos por pessoa
· 5 a 10 minutos para cada debatedor fazer considerações sobre as intervenções.
· Considerações finais (mediador)
Tempo máximo estimado: 2 horas.
docentes, técnicos e discentes da UFAL.
Foto MARILANE
Foto mediadora (coordenadora) Luciana
Foto Iriane
Card de divulgação do evento.
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.213 26/12/2024 14:50