Considera-se o futebol um mobilizador socioeconômico e cultural extremamente relevante e que, por isso, é alvo de processos de extensão da mercantilização, resistência torcedora e contradições do modo de produção capitalista, seja a capital-trabalho ou a economia-cultura, bases de análise para a disciplina. Parte-se neste curso de extensão da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura para tratar de temas como: estruturação, espacialização e mercantilização do futebol; apropriação midiática do futebol-espetáculo; megaeventos esportivos; novo processo de extensão da mercantilização no futebol com a Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil e a multipropriedade de clubes; softpower e sportwashing; resistência e democracia torcedoras. O curso será desenvolvido num modelo híbrido sob dois pontos de vista. Sobre a participação, será como disciplina eletiva para quem se matricular na graduação de Economia na Unidade Educacional Santana do Ipanema; e como curso de extensão, via SIGAA, para participantes externos, estudantes de graduação ou pesquisadoras/es de distintas formações que se interessarem com o tema. Para possibilitar isso, as aulas para a graduação serão presenciais, mas com cerca de 20% delas com convidadas/os que participarão de forma remota, a partir do canal "Jogando Dados Podcast" no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCtCZatztOLKgADF-KrgdV5w), cuja transmissão pode ser na sala de aula. As aulas terão gravação em áudio para disponibilidade no formato de podcast no feed do "Jogando Dados" (https://anchor.fm/jogando-dados) a quem participará do curso – considerando as possíveis dificuldades técnicas para transmissão ao vivo. As atividades avaliativas passarão pela leitura e discussão dos textos indicados e pela elaboração de um artigo científico ao final.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - 24/01 a 02/06
1. Introdução à Crítica da Economia Política
2. Economia Política da Comunicação e da Cultura
2.1 A contradição economia-cultura no capitalismo
2.2 Conceitos-base desenvolvidos pela EPC brasileira
2.2.1 Mercadoria audiência, barreiras de mercado, padrões tecno-estéticos e político-institucionais etc.
3. Estruturação do futebol enquanto prática profissional
3.1 Estruturação, espacialização e mercantilização iniciais;
3.2 O papel da Indústria Cultural na difusão do futebol enquanto negócio;
3.2.1 A extensão da mercantilização do futebol midiatizado no final do século XX;
- Abril/Maio de 2023 - Aulas abertas com professores convidados e com inscrição para ouvintes
3.3 Etapas contemporâneas de extensão da mercantilização no futebol
3.3.1 Lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Brasil - Luciano Motta;
3.3.2 Multipropriedade de clubes (City Group, Red Bull etc.) - João Ricardo F. Pisani;
3.3.3 Novas estruturas político-econômicas, softpower e sportwashing - Emanuel Leite Júnior;
3.4 Resistência e democracia torcedoras - Irlan Simões.
- Entrega dos trabalhos
28/03 - Entrega de proposta de pesquisa no formato de resumo expandido;
16/05-23/05 - Apresentação do artigo científico
30/05 - Entrega do artigo científico
Matriculadas/os na disciplina eletiva "Economia Política do Futebol" (Economia, 2022.2), membros de projeto de pesquisa sobre o assunto e demais interessadas/os
Aula aberta "Multipropriedade de clubes"
Aula aberta "Lei da SAF"
Divulgação
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.203 22/11/2024 01:33