ArtPET com Ciência é uma atividade do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Licenciatura em Química da UFAL - Campus de Arapiraca. Sabe-se que a complexidade da atual sociedade faz do ser humano um ser multidimensional, ou seja, suas tarefas cotidianas exigem múltiplos conhecimentos que vão desde o campo tecnológico, como lidar com o telefone móvel ou um caixa eletrônico, ao campo emotivo e cognitivo, para lidar com seus anseios pessoais e relações interpessoais. O pensamento de que arte e ciência seriam áreas inconciliáveis é reflexo de uma formação que fragmenta e desconsidera a história da produção do conhecimento pela humanidade. Tal separação se intensificou após a revolução científica moderna, com o surgimento do método científico que, baseado na lógica, na matemática e nos princípios da razão, exclui tudo o que é sensível, subjetivo e emotivo. No entanto, a complexidade dos seres humanos sugere entender que razão e emoção são continuum da cognição humana, que caminham paralelamente, ora se cruzando, se conectando e ora se afastando, mas, ainda assim, podendo interferir uma na outra. Nesse contexto, a educação tem papel indispensável para o desenvolvimento cognitivo e emocional das pessoas para a vida em sociedade, desenvolvendo as capacidades humanas mais plenas propiciadas pela arte e ciência. Dentre as produções humanas, a arte e a ciência estarão aqui enfocadas como via de ampliar as experiências e as formas de pensar o mundo, na medida em que podem suscitar o desenvolvimento de diferentes dimensões humanas (cognitivas, estéticas, éticas e afetivas). A defesa de um amálgama entre arte e ciência parece ser frutífera na busca por uma formação do sujeito em uma perspectiva mais holística. Há uma série de produções (filmes, músicas, pinturas, esculturas, textos etc) que possibilitam discutir aspectos tais como a influência econômica, política, social e geográfica na produção do conhecimento. Assim como a ciência, a produção artística está ligada a uma necessidade de compreensão do mundo e compreensão de si, que, imbricadas, possibilitam ao ser humano compreender e modificar a relação entre si e o mundo. É o que possibilita ao ser humano ir além da simples contemplação artística, desenvolvendo potenciais para extrapolar a forma artística material e alcançar estímulos e reações psicológicas complexas que podem promover o seu desenvolvimento. Por isso, lançar um olhar científico sobre as obras de arte pode favorecer uma inovação nas práticas educativas. Nessa direção, esta atividade promove ações de intervenção para se olhar obras de artes sob um viés científico e vice-versa, de forma a prevalecer a divulgação cultural das artes.
O ArtPET com ciência é uma atividade do planejamento anual do grupo PET Química da UFAL - Campus de Arapiraca. Ela é formada por um conjunto de encontros (mini atividades), os quais acontecerão bimestralmente, de acordo com a seguinte programação:
Março - Tema a definir - data a confirmar
Julho - Tema a definir - data a confirmar
Setembro - Tema a definir - data a confirmar
Será realizada a escolha de produções artísticas que permitam discutir temáticas relacionadas à ciência. Procurar-se-á valorizar as diferentes produções artísticas para exibição e discussão, de forma a ampliar a percepção estética e o conhecimento geral dos participantes. A atividade será realizada nos moldes de rodas de conversa e/ou debates.
Estudantes de graduação, técnicos, terceirizados e docentes da UFAL
O FASCINANTE VÍNCULO ENTRE QUÍMICA E PERFUME
PIGMENTOS E PINTURAS: EXPLORANDO A QUÍMICA DAS CORES - 08 de julho de 2024 - 14h - Campus de Arapiraca
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.204 25/11/2024 00:56