ENTRE O BARRO E A MÃO: TÉCNICAS E PROCESSOS CRIATIVOS NO ARTESANATO DE BARRO EM CAPELA - AL
Este estudo objetivou o registro, mapeamento e análise dos modos de fazer das peças de barro oriundas da Oficina do Mestre João das Alagoas na cidade de Capela (AL). Foram considerados no levantamento: os espaços de trabalho, os instrumentos utilizados, as técnicas de extração, modelagem, guarda e queima das peças, e os processos criativos oriundos das técnicas empregadas. Apoiando-se teoricamente nos conceitos de “habilidade artesanal” e “mão inteligente” de Richard Sennet, de “imitação prestigiosa” de Marcel Mauss, de cultura enquanto invenção metamórfica e autoreplicante de Roy Wagner e no debate proposto por Tim Ingold que considera a materialidade dos objetos na relação entre mão e ferramenta. Estruturou-se metodologicamente na observação, em diários de campo, em entrevistas e, em especial, na fotoetnografia aplicada por Gregory Bateson e Margareth Mead. Problematizou-se: as técnicas utilizadas e a relação entre artesão e matéria de trabalho – o barro. Finaliza enfatizando como as maneiras de fazer são vitais para compreender as dinâmicas de produção, transmissão, representação e comercialização que o artesanato de barro figurativo, com status de arte, assume na região e na cultura da cidade e do Estado.
Modos de fazer; Fotoetnografia; Habilidade Artesanal; Mestre João das Alagoas; Capela-AL.