PPGLL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E LITERATURA FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: 99662-2468

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURI CÉLIO ALVES SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURI CÉLIO ALVES SANTANA
DATA : 28/05/2024
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/fgz-junp-pfw

A RASURA ORAL E A ATIVIDADE METALINGUÍSTICA RELACIOANDA À GRAMÁTICA: ESTUDO DE CASO DE UMA DÍADE PORTUGUESA DO 4º ANO DO ENSINO PRIMÁRIO

Aprendizado da escrita. Atividade metalinguística. Ensino de gramática. Escrita colaborativa. Rasura oral.

Indubitavelmente, a linguagem verbal apresenta-se como uma ciência que tem percorrido diferentes caminhos na busca de reflexões teóricas e metodológicas sobre os mais variados domínios, como o léxico, o texto, o discurso, a semântica e a pragmática, entre outros. Partindo dessa perspectiva, este trabalho de tese visa fortalecer o universo teórico-investigativo da linguística sob a necessidade de explorar contextos reais da língua para analisar a estrutura e o funcionamento da comunicação humana. A pesquisa está centrada no campo da Genética Textual (GT) sob abordagem linguístico-enunciativa e tem como objetivo primeiro observar a relação de enunciados orais de estudantes portugueses do 4º ano primário com a aprendizagem da língua escrita, a partir da atividade metalinguística de natureza gramatical, desenvolvida pelos estudantes quando estão escrevendo de forma colaborativa. Estudos na linha da GT (Fabre, 1986, 1990, 2022; Biasi, 2010, Boré, 2000) abrem nossos horizontes para o campo da gênese criativa do manuscrito escolar, observada à luz da Linguística Enunciativa (Benveniste, 1994), que favorece a reflexão sobre a linguagem como processo de interação. O percurso teórico reúne estudos e pesquisas que dialogam com o nosso objeto de investigação, desde o contexto mais geral da atividade metalinguística (Camps, 2000, 2014; Camps et al. 1999, 2001, 2005; Calil, 1998, 2008) a trabalhos mais próximos do que discutimos sobre a relação do ensino de gramática com a composição escrita (Camps, 1999; Myhiil, 2018, Calil e Myhill 2020). O percurso metodológico empreendido para analisar a atividade metalinguística relacionada à gramática, verificada em seis manuscritos escolares produzidos pela díade Ant e Afo, mapeia a ocorrência da oral (RO) e quantifica os objetos textuais de diversas naturezas, a fim de potencializar a análise qualitativa, que, por sua vez, visa à compreensão e reflexão de rasuras especificamente relacionadas à gramática. O corpus de análise pertence ao banco de dados do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), coletados por meio do “Interwriting–Aveiro”, em 2017, e compreende 6 processos de escritura em ato. Percorremos uma metodologia para estudo do manuscrito em curso obedecendo ao procedimento didático do Sistema Ramos (SR) (Calil, 2020), que permite ao pesquisador ter o registro fílmico do processo sincronizado de composição e do acompanhamento do diálogo espontâneo feito pelas crianças, com acesso ao contexto ecológico da sala de aula, aos gestos multimodais dos estudantes, assim como o diálogo, na sua dimensão oral, produzido por eles, e o movimento da escritura em ato durante o todo o processo. Discutimos os dados analisados fundamentando nossas reflexões no aporte teórico apresentado e a partir da compreensão do contexto de ensino da gramática em Portugal, que aponta a relação professor-aluno e aluno-aluno em situação de escrita. A sistematização do ensino e do aprendizado da gramática em documentos oficias portugueses, bem como nos livros didáticos e cadernos de atividades utilizados pela díade Ant e Afo são essenciais para compreensão dos dados e embasamento das conclusões por nós apresentadas.

Presidente - 2145404 - EDUARDO CALIL DE OLIVEIRA
Interno(a) - ***.349.654-** - KALL ANNE SHEYLA AMORIM BRAGA - UFRPE
Interno(a) - ***.168.034-** - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Externo(a) à Instituição - PASCOALINA BAILON DE OLIVEIRA SALEH - UEPG