A VIVÊNCIA DA EMPATIA NA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Empatia. Ensino de matemática. Dificuldades de
aprendizagem.
Neste trabalho é abordado o tema da empatia entre educador e educando. Mais
precisamente, trataremos da seguinte questão investigativa: como as
experiências de empatia dos professores de matemática vivenciadas enquanto
estudantes afetam seus processos de aprendizagem e como os professores e
professoras dessa disciplina podem ter um posicionamento mais empático para
com seus alunos? Para responder essa questão foi realizada uma pesquisa
qualitativa descritiva fundamentada no método fenomenológico de acordo com
a variante proposta por Sanders para pesquisas fenomenológicas empíricas.
Nessa pesquisa observou-se que os professores reconhecem a importância da
empatia no aprendizado de matemática, estando esse reconhecimento baseado
na crença de que se tivessem contado com a empatia de seus professores, isto
é, se os professores tivessem dispensado mais atenção, apresentado mais
abertura para identificação das dificuldades dos aprendizes e tivessem
estabelecido relações mais afetivas com o educandos, os docentes poderiam ter
alcançado melhores resultados no tocante aos processos de aprendizagem dos
estudantes.