O Uso do Soft Geogebra no Ensino da Geometria Plana.
GeoGebra, Geometria Plana, Matemática, OBMEP.
O ensino da Matemática vem passando por um processo de mudança que se acentuou
principalmente durante a pandemia de COVID-19, visto que a sociedade atual está inserida no
que é chamado de Educação 5.0. Neste tipo de “educação” a abordagem é mais voltada para as
tecnologias digitais utilizadas no processo educacional para garantir um melhor
desenvolvimento socioemocional ao estudante. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
através das suas competências gerais, objetivos de aprendizagem, nas competências e
habilidades de diversos componentes curriculares recomenda o uso de tecnologias digitais
visando as vivências dos estudantes. É nesse sentindo que o uso do GeoGebra, como recurso
tecnológico, pode garantir uma melhor abordagem de conceitos matemáticos, pois é um
software dinâmico e tende a auxiliar na compreensão dos conteúdos. A escolha da abordagem
do uso do GeoGebra na área de Geometria se dá devido à sua presença no dia a dia, mas, como
também em diversos conteúdos matemáticos ou físicos e em diversas profissões. O presente
trabalho tem como objetivo principal demonstrar conceitos de Geometria Plana utilizando o
software GeoGebra para os estudantes do Ensino Médio, além de analisar suas potencialidades
e limitações na exploração de conceitos da Geometria Plana e na resolução de questões da
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para isso, a metodologia
utilizada é do tipo qualitativa de natureza bibliográfica e exploratória. Por fim, os resultados
obtidos através das demonstrações dos teoremas e das resoluções de questões da OBMEP
mostram que o GeoGebra pode ser utilizado como recurso metodológico no ensino da
Matemática e principalmente na demonstração de teoremas da Geometria Plana.