Banca de QUALIFICAÇÃO: JACIELMA DANTAS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACIELMA DANTAS DOS SANTOS
DATA : 19/02/2024
LOCAL: Sala de Reuniões do Cedu

MEMES NA CULTURA DIGITAL: DAS PRODUÇÕES DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS AOS SABERES MATEMÁTICOS EMERGENTES

Memes. Ensino de Matemática.  Potenciação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Esta dissertação apresenta dados e encaminhamentos de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), linha de pesquisa "Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”. Na problematização do tempo presente, emerge o seguinte questionamento: Quais as possibilidades para o desenvolvimento de produções de atividades matemáticas com Memes na cultura digital que articulem os saberes matemáticos emergentes no processo de aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental? Objetivamos analisar quais são as possibilidades para o desenvolvimento de produções de atividades matemáticas com Memes na cultura digital que articulassem os saberes matemáticos emergentes no processo de aprendizagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos buscamos mapear as possibilidades para o desenvolvimento das produções de atividades matemáticas com Memes na cultura digital, verificar as estratégias utilizadas pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental e suas percepções para o desenvolvimento de atividades matemáticas com Memes, identificar o lugar dos saberes matemáticos emergentes a partir da produção dos Memes e propor uma sequência didática sobre Memes para professores de Matemática referente ao conteúdo de potenciação. A pesquisa desenvolvida foi baseada na pesquisa intervenção, de natureza qualitativa, através da aplicação de questionários semiestruturados e do material produzido pelos alunos. O desenvolvimento da proposta de atividade ocorreu em uma Escola Municipal de Educação Básica de Joaquim Gomes em Alagoas, contando com a participação de 17 alunos, durante os 4 encontros. Os dados demonstraram que os alunos se engajaram ao longo das atividades propostas e conseguiram realizar todas as etapas estabelecidas, alcançando assim, todos os objetivos pretendidos.

Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - ***.012.404-** - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - DENIZE DA SILVA SOUZA - UFS
Notícia cadastrada em: 12/01/2024 13:28