Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE MOURA DOS SANTOS

DISCENTE : LIDIANE MOURA DOS SANTOS
DATA : 18/03/2024
LOCAL: CEDU

EXPERIMENTOS DE QUÍMICA ASSIMILADOS POR CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Reações Químicas, Experimentação, Ensino Fundamental.

Os desafios no Ensino de Ciências em um mundo contemporâneo onde a tecnologia faz com que as informações estejam na palma da mão de quem a acesa. No caso da sala de aula, esse tipo de tecnologia ainda é presente apenas com o livro didático, o quadro negro, o giz e o apagador. Nesse sentido, essa dissertação planeja acompanhar a compreensão de experimentos de Reações Químicas no contexto de atividades problematizadoras envolvendo contação de histórias. Assim, os objetivos específicos formulados foram os seguintes: 1 - investigar o uso da experimentação para promover a compreensão das Reações Químicas apresentadas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; 2 - verificar a assimilação dos conceitos e resultados de Reações Químicas apresentadas aos alunos do 9º do Ensino Fundamental; 3 - Elaborar um roteiro didático-pedagógico para dar apoio aos professores nas aulas de Ciências com experimentos de baixo custo sobre Reações Químicas contextualizando com contação de histórias. O público alvo foram estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica, localizada na Cidade de Coruripe — AL. No tocante a estrutura do texto para dissertação, esse trabalho será disposto na forma de artigos, sendo composto da seguinte maneira Introdução, Fundamentação Teórica, Mapeamento Sistemático de Literatura, Procedimentos Metodológicos da pesquisa, Produto Educacional, Resultados e Discussões e as Considerações Finais. Assim, O primeiro artigo visa reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos, enquanto o segundo artigo será analisado a aprendizagem dos participantes, seguindo o roteiro didático, proposto pelo Produto Educacional, reconhecendo os conhecimentos adquiridos após as intervenções. Para o desenvolvimento dessa pesquisa seguiu-se a execução do planejamento conforme o projeto encaminhado para Plataforma Brasil, aprovado sob o processo n.º 66193022.3.0000.5013 e parecer n.º 5.961.239. O método de pesquisa utilizado será do tipo qualitativo e a abordagem do tipo a pesquisa-aplicação. A intervenção pedagógica estará composta de 4 (quatro) encontros mensais em que cada encontro será composto de 3 aulas semanais com 50 min./aula. O instrumento de coleta de dados será 2 questionários, pré-atividades e pós-atividades. A análise de dados seguirá o método da Análise Textual Discursiva que segundo Moraes e Galiazzi (2007) é uma metodologia qualitativa que aborda novas compreensões sobre o discurso.

Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Externo(a) à Instituição - FLÁVIA CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 17/03/2024 08:11