Universidade Federal de Alagoas Maceió, 19 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO (11.00.43.50.03)
Curso: NUTRIÇÃO/PPGNUT - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: PGN004
Nome: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Objetivos: Conhecer as abordagens de ensino, os fundamentos e sua repercussão na formação docente no Ensino Superior; Discutir pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam o estágio docente no Ensino Superior; Analisar a prática docente no Ensino Superior, compreendendo a relação professor-aluno-conhecimento nos diferentes contextos de aprendizagem. Conteúdo Programático: A problemática do ensino superior: compromissos, desafios e alternativas. O processo ensino-aprendizagem na universidade; A formação do Professor universitário e a prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar; A organização do trabalho docente; Contribuições de doutrinas pedagógicas marcantes para o repensar da Didática e da prática no contexto da aula universitária; Pedagogia universitária: o ensino e suas relações (conteúdo/forma, professor/aluno, pesquisa/ensino/sociedade, técnicas de ensino/inovações tecnológicas); Planejamento e avaliação do ensino: projetos inovadores de práticas educativas nos diferentes campos do Ensino Superior.
Referências: 1. BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no Ensino Superior. Porto: Porto Ed, 1995. 2. CANDAU, V.M.. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. 3. CHAUÍ, M. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: UNESP, 2000. 4. FÁVERO, M.L. A Universidade brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis Vozes, 1989. 5. OLIVERI, M.A. Didática e práticas do ensino superior. São Paulo: Globus, 2011.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.389 19/12/2025 02:28