Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO (11.00.43.50.03) |
| Curso: |
NUTRIÇÃO/PPGNUT - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO |
| Código: |
PGN004 |
| Nome: |
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
45 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Objetivos: Conhecer as abordagens de ensino, os fundamentos e sua repercussão na formação docente no Ensino Superior; Discutir pressupostos teórico-metodológicos que fundamentam o estágio docente no Ensino Superior; Analisar a prática docente no Ensino Superior, compreendendo a relação professor-aluno-conhecimento nos diferentes contextos de aprendizagem. Conteúdo Programático: A
problemática do ensino superior: compromissos, desafios e alternativas. O processo ensino-aprendizagem na universidade; A formação do Professor universitário e a prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar; A organização do trabalho docente; Contribuições de doutrinas pedagógicas marcantes para o repensar da Didática e da prática no contexto da aula universitária; Pedagogia universitária: o
ensino e suas relações (conteúdo/forma, professor/aluno, pesquisa/ensino/sociedade, técnicas de ensino/inovações tecnológicas); Planejamento e avaliação do ensino: projetos inovadores de práticas educativas nos diferentes campos do Ensino Superior. |
| Referências: |
1. BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no Ensino Superior. Porto: Porto Ed, 1995.
2. CANDAU, V.M.. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
3. CHAUÍ, M. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: UNESP, 2000.
4. FÁVERO, M.L. A Universidade brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis Vozes, 1989.
5. OLIVERI, M.A. Didática e práticas do ensino superior. São Paulo: Globus, 2011. |
|
|