Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.00.43.29.09)
Curso: EDUCAÇÃO/PPGE - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: EDU002
Nome: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Disciplina que oferece suporte teórico-filosófico à formação do pesquisador. Analisa a relação lógica entre técnicas, métodos, teorias e pressupostos epistemológicos e gnosiológicos. Analisa procedimentos metodológicos que possibilitam a construção do conhecimento e as tendências epistemológicas no campo educacional. Aprofunda nos conflitos gerados pelas relações entre a ciência e outros tipos de conhecimento, entre as abordagens quantitativas e qualitativas e discute a necessidade da consistência dos métodos alternativos na pesquisa educacional.
Referências: ALVES-MAZZOTTI, Alda, J. GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências Naturais e Sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. ARANA, H. G. Possitivismo: reabrindo o debate. Campinas SP: Autores Associdos, 2007. BACHELARD, G. Epistemologia. Barcelona: Anagrama, 1989. BLANCHÉ, R., A Epistemologia, Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1975. (o) BRUYNE, P. et al. Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Francisco Alves BOURDIEU P., CHAUDOREDON, J:C:;PASSERON , J.C. El Oficio del Sociólogo, México, Siglo XXI, 1975. (2) BOURDIEU. P. O campo Científico In ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Atica, 1983, p. 122- 155. BOURDIEU. P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São paulo: Ed. Unesp, 2004. CHAVES-GAMBOA, M.; SANCHEZ GAMBOA, S. Teoria e pesquisa em Educação: os pós-modernismos. Maceió: Ufal, 2010. FAZENDA, I. Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2008 FOUREZ, G. A Construção das Ciências, introdução à Filosofia e a Ética das Ciências, São Paulo: UNESP, 1995 GIORGI, A. Sobre o método fenomenológico utilizado com pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação In POUPART J. el Al. Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes. 2008. GRANGER, G-G. A ciências e as ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1994 GOLDMANN, L. Dialética e Cultura, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. GOTO, T.A. Introdução à psicologia fenomenológica: Sã Paulo: Paulus 2008 HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse, Rio de Janeiro: Zahar, 1982. HABERNAS, J. Conhecimento e Interesse, in Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural. JAPIASSU, N. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977. KOSIK, K., Dialética do Concreto, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. KUNH , T., A Estrutura das Revoluções Científicas, São Paulo: Perspectivas, 1975. LOWY, M.. Ideologia e Ciências Sociais, São Paulo: Cortez, 1986. MORIN, E., Introdução ao Pensamento Complexo, Lisboa, Instituto Piaget, 1990 MORIN, E. O problema Epistemológico da Complexidade, Lisboa: Publicações Europa-América, 1996 NUÑEZ TENÓRIO, J.R. Metodologia de las ciências sociales. Caracas: Alfadil. 1989. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da Pesquisa em Educação, Campinas; Praxis, 1996. ________________________, A Dialética na Pesquisa em Educação: Elementos de Contexto, in Fazenda, I., Metodologia da Pesquisa Educacional, São Paulo: Cortez, 2012 _______________________, Pesquisa Educacional: quantidade qualidade. 8. Ed. São Paulo: Cortez 2013. ________________________, Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012 _______________________, Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó SC: Argos, 2013 SANTOS, B. de S., Um discurso sobre as ciências, Porto: Afrontamento, 1996 SHAFF, A. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1995 SEVERINO, Antonio Joaquim, Metodologia do Trabalho Científico, São Paulo: Cortez, 2002

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