Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04) |
| Curso: |
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO/PPGMCC - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO |
| Código: |
MCC107 |
| Nome: |
FERRAMENTAS EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DO CONHECIMENTO |
| Carga Horária Teórica: |
90 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
90 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Noção introdutória sobre os temas abordados no mestrado em modelagem computacional
de conhecimento da UFAL, contextualizando suas respectivas linhas de pesquisa, através
do estudo de algumas ferramentas computacionais. É uma disciplina dividida em três
partes, relacionadas com as três linhas de pesquisa deste mestrado. |
| Referências: |
1. Introduction to Scientific Programming and Simulation Using R, Jones, O.; Maillardet,
R.; Robinson, A; Chapman and Hall/CRC; 1 edition (2009)
2. Coloured Petri Nets: Modelling and Validation of Concurrent Systems. Kurt Jensen,
Lars M. Kristensen. Springer (2009)
3. The Challenge of Problem Based Learning. David Boud, Grahame Feletti. Kogan Page
(2003)
4. Novak, J. D. & A. J. Cañas. The Theory Underlying Concept Maps and How to
Construct and Use Them. Technical Report IHMC CmapTools 2006-01 Rev 01-2008,
Florida. Institute for Human and Machine Cognition, 2008, available at:
http://cmap.ihmc.us/Publications/ResearchPapers/TheoryUnderlyingConceptMaps.pdf |
|
|