Universidade Federal de Alagoas Maceió, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04)
Curso: MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO/PPGMCC - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: MCC206.4
Nome: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (TÓPICOS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL EM EDUCAÇÃO)
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Histórico da Educação a Distância; Tecnologia e Aprendizagem; Componentes de um Sistema de Educação a Distância operacional; Teorias pedagógicas em Educação a Distância; Aspectos de Aprendizagem Aberta e Flexível: O conceito de Abertura em Educação a Distância Aprendizagem On-line Atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Papel do professor e do aluno: O ensino e o papel do instrutor O aluno de Educação a Distância; Avaliação: Avaliação do aprendiz em Educação a Distância Avaliação do tutor em Educação a Distância Avaliação do curso em Educação a Distância; Aspectos da equipe de produção: Equipe de produção Preparação de material; Aspectos do gerenciamento de projetos em Educação a Distância; Tendências recentes e futuras em Educação a Distância; Aprendizagem on-line nas Comunidades Virtuais de Aprendizagem; A legislação que trata da Educação a Distância; Aplicação da Educação a Distância: Educação a Distância na Educação formal Educação a Distância na Educação não formal (ex: corporações); Universidade Aberta do Brasil (UAB); Estudo de Caso de um curso de Educação a Distância.
Referências: “Educação a Distância: o estado da arte” Frederic M. Litto e Marcos Formiga ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância Pearson – Prentice Hall, 2009 “Educação a Distância: uma visão integrada” Michael G. Moore e Greg Kearsley São Paulo: Thomson Learning, 2007 Portal Periódicos – CAPES Revistas: Computers & Education IEEE – Transactions on Education Anais dos Simpósios SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação). Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed www.abed.org.br Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância www.abed.org.br/rbaad Innovate – Journal of Online Education http://innovateonline.info International Review of Research of Open and Distance Learning www.irrodl.org Online Journal of Distance Learning Administration www.westga.edo/~distance/ojdla

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.127 17/05/2024 08:25