Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04) |
Curso: |
MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO/PPGMCC - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO |
Código: |
MCC206.4 |
Nome: |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (TÓPICOS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL EM EDUCAÇÃO) |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
Histórico da Educação a Distância;
Tecnologia e Aprendizagem;
Componentes de um Sistema de Educação a Distância operacional;
Teorias pedagógicas em Educação a Distância;
Aspectos de Aprendizagem Aberta e Flexível:
O conceito de Abertura em Educação a Distância
Aprendizagem On-line
Atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
Papel do professor e do aluno:
O ensino e o papel do instrutor
O aluno de Educação a Distância;
Avaliação:
Avaliação do aprendiz em Educação a Distância
Avaliação do tutor em Educação a Distância
Avaliação do curso em Educação a Distância;
Aspectos da equipe de produção:
Equipe de produção
Preparação de material;
Aspectos do gerenciamento de projetos em Educação a Distância;
Tendências recentes e futuras em Educação a Distância;
Aprendizagem on-line nas Comunidades Virtuais de Aprendizagem;
A legislação que trata da Educação a Distância;
Aplicação da Educação a Distância:
Educação a Distância na Educação formal
Educação a Distância na Educação não formal (ex: corporações);
Universidade Aberta do Brasil (UAB);
Estudo de Caso de um curso de Educação a Distância. |
Referências: |
Educação a Distância: o estado da arte
Frederic M. Litto e Marcos Formiga
ABED Associação Brasileira de Educação a Distância
Pearson Prentice Hall, 2009
Educação a Distância: uma visão integrada
Michael G. Moore e Greg Kearsley
São Paulo: Thomson Learning, 2007
Portal Periódicos CAPES
Revistas: Computers & Education
IEEE Transactions on Education
Anais dos Simpósios SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação).
Associação Brasileira de Educação a Distância Abed
www.abed.org.br
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
www.abed.org.br/rbaad
Innovate Journal of Online Education
http://innovateonline.info
International Review of Research of Open and Distance Learning
www.irrodl.org
Online Journal of Distance Learning Administration
www.westga.edo/~distance/ojdla |
|