Dados Gerais do Componente Curricular
			
		
		
		
			| Tipo do Componente Curricular:  | 
			DISCIPLINA | 
		
		
		
			| Unidade Responsável: | 
			PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04) | 
		
		
			
				| Curso: | 
				MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO/PPGMCC - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO | 
			
		
		
		
			| Código: | 
			MCC206.4 | 
		
		
			| Nome: | 
			EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (TÓPICOS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL EM EDUCAÇÃO) | 
		
		
			
			
				
					| Carga Horária Teórica: | 
					60 h. | 
				
			
			
				
					| Carga Horária Prática: | 
					0 h. | 
				
			
			
			
			
		
		
			| Carga Horária Total: | 
			
			60 h. | 
		
		
			
				| Pré-Requisitos: | 
				
					
				 | 
			
			
				| Co-Requisitos: | 
				
					
				 | 
			
			
				| Equivalências: | 
				
					
						
					
				 | 
			
		
		
		
			| Excluir da Avaliação Institucional: | 
			Não | 
		
		
					
		
			| Matriculável On-Line: | 
			Sim | 
		
		
			| Horário Flexível da Turma: | 
			Não | 
		
		
			| Horário Flexível do Docente: | 
			Sim | 
		
		
			| Obrigatoriedade de Nota Final: | 
			Sim | 
		
		
			| Pode Criar Turma Sem Solicitação: | 
			Não | 
		
			
		
			| Necessita de Orientador: | 
			Não | 
		
			
		
		
			| Exige Horário: | 
			Sim | 
		
		
		
			
				| Permite CH Compartilhada: | 
				Não | 
			
		
		
			
				| Permite Múltiplas Aprovações: | 
				Não | 
			
			
		
		
		
			| Quantidade de Avaliações: | 
			1 | 
		
		
		
			
				| Ementa/Descrição: | 
				Histórico da Educação a Distância;
Tecnologia e Aprendizagem;
Componentes de um Sistema de Educação a Distância operacional;
Teorias pedagógicas em Educação a Distância;
Aspectos de Aprendizagem Aberta e Flexível:
O conceito de Abertura em Educação a Distância
Aprendizagem On-line
Atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem;
Papel do professor e do aluno:
O ensino e o papel do instrutor
O aluno de Educação a Distância;
Avaliação:
Avaliação do aprendiz em Educação a Distância
Avaliação do tutor em Educação a Distância
Avaliação do curso em Educação a Distância;
Aspectos da equipe de produção:
Equipe de produção
Preparação de material;
Aspectos do gerenciamento de projetos em Educação a Distância;
Tendências recentes e futuras em Educação a Distância;
Aprendizagem on-line nas Comunidades Virtuais de Aprendizagem;
A legislação que trata da Educação a Distância;
Aplicação da Educação a Distância:
Educação a Distância na Educação formal
Educação a Distância na Educação não formal (ex: corporações);
Universidade Aberta do Brasil (UAB);
Estudo de Caso de um curso de Educação a Distância. | 
			
			
			
				| Referências: | 
				Educação a Distância: o estado da arte
Frederic M. Litto e Marcos Formiga
ABED  Associação Brasileira de Educação a Distância
Pearson  Prentice Hall, 2009
Educação a Distância: uma visão integrada
Michael G. Moore e Greg Kearsley
São Paulo: Thomson Learning, 2007
Portal Periódicos  CAPES
Revistas: Computers & Education
IEEE  Transactions on Education
Anais dos Simpósios SBIE (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação).
Associação Brasileira de Educação a Distância  Abed
www.abed.org.br
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
www.abed.org.br/rbaad
Innovate  Journal of Online Education
http://innovateonline.info
International Review of Research of Open and Distance Learning
www.irrodl.org
Online Journal of Distance Learning Administration
www.westga.edo/~distance/ojdla | 
			
			
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
	
		
			| 
									
			 |