Universidade Federal de Alagoas Maceió, 01 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (11.00.43.78.01)
Curso: ENFERMAGEM/PPGENF - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: PPE003
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Aborda a pesquisa em saúde, a pesquisa em enfermagem, suas prioridades, fontes de financiamento, referenciais teórico-metodológicos e as particularidades da elaboração de um projeto de pesquisa, sua execução e divulgação.
Referências: FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a Revisão de Literatura como Base para Redação Científica: Método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, 2016. GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D.T. Métodos de Pesquisa. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, 6a edição. São Paulo: Atlas, 2018. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos de pesquisa bibliográfica, projeto e relatório; publicações e trabalhos científicos. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005. PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997. PHILIPPI JR., A.; FERNANDES, v. Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. 1 ed. São Paulo: Manole, v. 1, 2015. SILVA, E. L. da, MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. – Florianópolis: UFSC, 2005.138p. POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da Enfermagem. 9 ed. Porta alegre. Artmed, 2019. 431p. CRESWELL, J. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa (3a Ed.).; Porto Alegre: Penso, 2014. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa (3a Ed.).; Porto Alegre: Artmed, 2009. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos.; Porto Alegre: Artmed, 2009. DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (ORGS.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2a Ed.).; Porto Alegre: Artmed, 2006. NICOLACI-DA-COSTA, A.; ROMÃO-DIAS, D. (orgs.). Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para a pesquisa em psicologia e áreas afins.; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2013. MATHEUS, M.C.C.; FUSTINONI, S.M. Pesquisa qualitativa em enfermagem. São Paulo: Livraria Médica, 2006 2. MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. 3. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10a Ed. São Paulo: Hucitec, 2007.

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