Universidade Federal de Alagoas Maceió, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (11.00.43.65.02)
Curso: PSICOLOGIA/PPGP - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: MPSI010
Nome: FUNDAMENTOS EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos históricos, teóricos e epistemológicos da Psicologia e análise do processo de construção do conhecimento psicológico.
Referências: Pateman, C. (1993). O contrato, o indivíduo e a escravidão. In _____. O contrato sexual (pp. 66-119). São Paulo: Paz e Terra.
Texto complementar: Miguel, L. F. (2017). Carole Pateman e a crítica feminista do contrato. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 32(93), e329303. Link: https://dx.doi.org/10.17666/329303/2017 Benjamin, W. (1940/1987) Sobre o conceito de história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (pp. 222-232). São Paulo: Brasiliense. Barros, J. D. (2013). A crítica à noção mecanicista de Progresso e à linearidade histórica. In _____. Teoria da História (Vol. III. Os paradigmas revolucionários) (pp. 253-268). Petrópolis/RJ: Vozes. Texto complementar:
Lowy, M. (2002). A filosofia da história de Walter Benjamin. Estudos avançados, 16(45), 199-206. Horkheimer, M. (1937/1975). Teoria tradicional e teoria crítica. In Benjamin, W.; Horkheimer, M.; Adorno, T. & Habermas, J. Textos escolhidos (pp. 125-162). São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores. Kuhn, T. (1998) A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva (até o capítulo 7) Santiago Castro-Gómez (2005). Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da invenção do outro. In: Lander, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino- americanas (pp. 80-87). Colección Sur Sur, CLACSO: Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Santos, B. S. (2007). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 3-46.

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