Referências: |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANZALDUA, Glória. Falando em línguas: uma carta a mulheres escritoras do terceiro mundo. Estudos Feministas, 2000.
ANZALDUA, Glória. La conciencia de la mestiza / rumo a uma nova consciência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 13(3): 704-719, setembro-dezembro/2005.
ANZALDUA, Glória. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF, número 39, 2009.
AMÂNCIO, Hélder Pires. De(s)colonizar o conhecimento, desmarginalizar os saberes e interligar as lutas políticas ao sul. In: Narrativas Insurgentes: decolonizando conhecimentos e entrelaçando mundos / Claudia Mortari, Luisa Tombini Wittmann (Org.). Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota, Coleção AYA, v. 1)

BERNARDINO-COSTA, Joaze. Decolonialidade, Atlântico Negro
e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo horizontal. Revista Sociedade e Estado Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril, 2018.
CARVALHO, José Jorge. de. Encontros de saberes e descolonização: para uma refundaçãp étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
COSTA, Tiago Rodrigues da. Psicopreta: O Enfrentamento do Racismo
no Ambiente Acadêmico e na Formação em Psicologia. In: Psicologia e relações raciais [livro eletrônico]: um percurso em construção / organização Henrique Caetano Nardi ... [et al.]. -- 1. ed. -- Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, 2020.
GOMES, Nilma Lima. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a sociedade brasileira. In: Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, volume 31, número 1, 2016.
hooks, bell. Erguer a voz. In: bell hooks. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra/ bell hooks. Tradução Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.
hooks, bell. Quando eu era uma jovem soldada da revolução: encontrando a voz. In: bell hooks. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra/ bell hooks. Tradução Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.
RODRIGUES, Luciana; BATTISTELLI, Bruna Moraes. Entre Cartas: Sobre Branquitude e Epistemicídio na Produção
de Conhecimento em Psicologia. In: Psicologia e relações raciais [livro eletrônico]: um percurso em construção / organização Henrique Caetano Nardi ... [et al.]. -- 1. ed. -- Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, 2020.
SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. Escrevivências como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Psicologia Política, 17(39), p. 203-219, 2017.
SOUZA, Lívia Maria Natália de. Uma reflexão sobre os discursos menores ou a escrevivência como narrativa subalterna. Revista Crioula, (21), 25-43, 2018
SOUZA, Vaneza Oliveira; MIRANDA, Carmelia Aparecida Silva; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Escrevivências e movimentos (auto)formativos na pesquisa por uma educação antirracista. Revista de Estudos Literários. v.1, no.24 janeiro - abril de 2020. |