Universidade Federal de Alagoas Maceió, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (11.00.43.65.02)
Curso: PSICOLOGIA/PPGP - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: MPSI070
Nome: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Modos de subjetivação, políticas e processos psicossociais vinculados aos núcleos temáticos da linha. Discussão de projetos de pesquisa.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANZALDUA, Glória. Falando em línguas: uma carta a mulheres escritoras do terceiro mundo. Estudos Feministas, 2000. ANZALDUA, Glória. La conciencia de la mestiza / rumo a uma nova consciência. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 13(3): 704-719, setembro-dezembro/2005. ANZALDUA, Glória. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF, número 39, 2009. AMÂNCIO, Hélder Pires. De(s)colonizar o conhecimento, desmarginalizar os saberes e interligar as lutas políticas ao sul. In: Narrativas Insurgentes: decolonizando conhecimentos e entrelaçando mundos / Claudia Mortari, Luisa Tombini Wittmann (Org.). – Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota, Coleção AYA, v. 1)
 BERNARDINO-COSTA, Joaze. Decolonialidade, Atlântico Negro
e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo horizontal. Revista Sociedade e Estado – Volume 33, Número 1, Janeiro/Abril, 2018. CARVALHO, José Jorge. de. Encontros de saberes e descolonização: para uma refundaçãp étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. COSTA, Tiago Rodrigues da. Psicopreta: O Enfrentamento do Racismo
no Ambiente Acadêmico e na Formação em Psicologia. In: Psicologia e relações raciais [livro eletrônico]: um percurso em construção / organização Henrique Caetano Nardi ... [et al.]. -- 1. ed. -- Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, 2020. GOMES, Nilma Lima. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a sociedade brasileira. In: Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado, volume 31, número 1, 2016. hooks, bell. Erguer a voz. In: bell hooks. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra/ bell hooks. Tradução Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019. hooks, bell. Quando eu era uma jovem soldada da revolução: encontrando a voz. In: bell hooks. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra/ bell hooks. Tradução Cátia Bocaiúva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019. RODRIGUES, Luciana; BATTISTELLI, Bruna Moraes. Entre Cartas: Sobre Branquitude e Epistemicídio na Produção
de Conhecimento em Psicologia. In: Psicologia e relações raciais [livro eletrônico]: um percurso em construção / organização Henrique Caetano Nardi ... [et al.]. -- 1. ed. -- Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora, 2020. SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. “Escrevivências” como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Psicologia Política, 17(39), p. 203-219, 2017. SOUZA, Lívia Maria Natália de. Uma reflexão sobre os discursos menores ou a escrevivência como narrativa subalterna. Revista Crioula, (21), 25-43, 2018 SOUZA, Vaneza Oliveira; MIRANDA, Carmelia Aparecida Silva; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Escrevivências e movimentos (auto)formativos na pesquisa por uma educação antirracista. Revista de Estudos Literários. v.1, no.24 – janeiro - abril de 2020.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.127 20/05/2024 10:59