Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (11.00.43.78.01)
Curso: ENFERMAGEM/PPGENF - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: PPE002
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Busca instrumentalizar os mestrandos para a atividade docente no ensino superior na área de saúde/enfermagem. Aborda a educação como processo e possibilidade transformadora da realidade individual e coletiva, discutindo aspectos e elementos relativos à ação pedagógico-didática no ensino superior.
Referências: 1. CAPRA, F. O ponto de mutação. 25ª ed. São Paulo :Cultrix, 2005. 2. CONSTANTINO, EP. Educação e saúde: realidade e utopia. São Paulo : Arte e Ciência, 2004. 3. FREIRE, P; HORTON, M. O caminho se faz caminhando : conversas sobre educação e mudança social. São Paulo : Vozes, 2003 4. SHIER, J. Tecnologia de educação em saúde. São Paulo : Sulina, 2004. 5. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo : Cortez, 1994. 6. GIL, A.C. Didática do ensino superior. 4ª Reimpressão, São Paulo : Atlas, 2009. 7. PILETTI, CLAUDINO. Didática geral. 24ª Ed. São paulo : Ática, 2010. 8. ALMEIDA, M. FEUERWERKER, L. LHANOS, M. (Org). São Paulo: Hucitec; Buenos Aires: Lugar Editorial; Londrina : Ed. UEL, 1999. 9. RIOS, T.A. Ética e competência. 15 ed. São Paulo : 2005. 10. FAZENDA, I.C.A.(Org). Interdisciplinaridade na educação brasileira: 20 anos. São Paulo : CRIARP, 2006. 11. ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 6ª Ed. São Paulo: Cortez – Instituto Paulo Freire, 2005. 12. SOBRINHO, J.D. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

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