Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE (11.00.43.49.06)
Curso: ENSINO NA SAÚDE/PPGES - Maceió - MESTRADO PROFISSIONAL
Código: PPES008
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 3
Ementa/Descrição: Reflexão e discussão coletiva sobre os Projetos de Pesquisa em construção pelos(as) alunos(as). Acompanhamento e diretrizes para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Instrumentação dos determinantes técnicos para a apresentação do texto final do TCC. Aspectos técnicos de redação.
Referências: ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: introdução à metodologia do planejamento social. 4.ª edição. São Paulo: Moraes, 1981. BARBOSA, Joaquim (coord.). Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos, SP: UFSCAR, 1998. ______. Reflexões em torno da abordagem multirreferencial. São Carlos, SP: UFSCar, 1998. BARROS, Aidil de Jesus Paes de e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990. BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1994. BIANCHI, Graziela; MALDONADO, Alberto Efendy; LACERDA, Juciano Sousa (Orgs.). Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006. BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Como ordenar as idéias. 2. Ed. edição. São Paulo: Ática, 1990. BOOTH, W.C.; COLOMB, G.C.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. Martins Fontes, 2000. CUPANI, Albert. A crítica do positivismo e o futuro do filósofo. Florianópolis: UFSC, 1985. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Criatividade e novas metodologias. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1998. BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. São Paulo: UNICAMP, 1991. CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 5.ª edição. São Paulo: Prentice-Hall, 2002. DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Pulo: Atlas, 1991. ___________. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1989. ___________. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 18.ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2002. ENGERS, Maria Emília Amaral (Org.). Paradigmas e metodologias de pesquisa em educação: notas para reflexão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. 11.ª edição. Porto Alegre: [s.n.], 2002. GARRETT, Annette Marie. A entrevista, seus princípios e métodos. 9.ª edição. Rio de Janeiro: Agir, 1988. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 5. Ed. edição. Rio de Janeiro: Record, 2001. JAPIASSU, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1975. LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: ARTMED, 1999. MARTINELLI, Maria Lúcia (Org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. MARTINELLI, M. L. O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em serviço social: um instigante desafio. Caderno do núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade - NEPI, São Paulo: n. 1, 1994. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: ABRASCO, São Paulo: Hucitec, 1992. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social - teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1997. MORIN, Edgar. A inteligência da complexidade. 2.ª edição. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1999. ___________. Amor, poesia, sabedoria. 3.ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001. ___________. As grandes questões do nosso tempo. 3.ª edição. Lisboa: Notícias, 1992. ___________. O método. Porto Alegre: Sulina, 1998. 4 v. ___________. Os meus demónios. Portugal: Europa-América, 1995. ___________. O pensamento em ruínas. In: A decadência do futuro e a construção do presente. Florianópolis: UFSC, 1993. ___________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ª edição. São Paulo: Cortez, 2000. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 13. Ed. Porto: Afrontamento, 2002. SANTOS, Boaventura. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Tratado da Metodologia da Pesquisa Clínico-Qualitativa Egberto Ribeiro Turato- 3 ed, editora Vozes,2003. Introdução a Pesquisa Qualitativa - 3 ed - Uwe Flicf -Porto Alegre - Artmed - 2009 Investigação por questionário - Manuela Magalhãe Hill ´Andrew Hill - 2 ed, edições Sílabo - Lisboa - 2009 A Arte da Pesquisa - W.C Booth, G.G Colombs, J.M Williams ed. Martins Fontes, São Paulo 2000 A Construção do Saber - Christian Laville , Jean Didone Editora UFMG 1999. Metodologia Da Pesquisa Educacional (1989) FAZENDA, IVANI CATARINA ARANTES

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