Universidade Federal de Alagoas Maceió, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (11.00.43.59.21)
Curso: HISTÓRIA/PPGH - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: PPGH053
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA DO BRASIL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Imprensa, História e Poder A disciplina pretende evidenciar que os jornais, assim como outros periódicos diários ou semanários, têm ganhado relevante destaque como objeto de pesquisa aos historiadores a partir das últimas décadas do século XX, notadamente por estes registrarem e/ou às vezes silenciarem os acontecimentos de um país ou de uma comunidade. Notadamente aborda-se não apenas a história e o contexto de constituição dos periódicos, mas sua relação com os poderes constituídos, sua posição política enquanto empresa capitalista e formadora de opinião. A disciplina busca, ainda, indicar caminhos de como proceder com a seleção e interpretação dos materiais existentes nos jornais e colaborar na problematização dos temas de pesquisa desenvolvidos pelos estudantes.
Referências: BECKER, Jean-Jacques. A opinião pública. In: RÉMOND, R. (Org.). Por uma história política. 2. Ed., Tradução Dora Rocha. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2003, pp.184-211. BIROLI, F.; MIGUEL, L.F. Notícias em disputas. Mídias, democracia e formação de preferências no Brasil. São Paulo, Editora Contexto, 2017. CAPELATO, M. H. R. Multidões em Cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2. ed. São Paulo, EDUNESP, 2009. ______. A imprensa como fonte e objeto de estudo para o historiador. In: VILLAÇA, M.; PRADO, M. L. C. (Org.). História da Américas: fontes e abordagens historiográficas. São Paulo, Humanitas: Capes, 2015, pp.114-136. ______. História do tempo presente: a grande imprensa como fonte e objeto de estudo. In: DELGADO, L.A.N.; FERREIRA, M.M. (Org.). História do tempo presente. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2014, pp.299-315. CRUZ, H. F. São Paulo em papel e tinta: periodismo e vida urbana – 1890-1915. São Paulo: Educ/Fapesp, 2000. ______; PEIXOTO, M. R. C. Na oficina do historiador: Conversas Sobre História e Imprensa. Projeto História. n.35. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo: EDUC, 2007. p.255-2. CHAUÍ, M. Cultura e democracia: discurso competente e outras falas. 8. ed. São Paulo, Cortez, 2000. ______. Simulacro e poder. Uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006. DARTON, R.; ROCHE, D. (Orgs.). A revolução impressa: a Imprensa na França, 1775-1800. Tradução Marcos Maffei Jordan. São Paulo, EDUSP, 1996. GRIJÓ, L. A. A mídia brasileira no século XXI: desafios da pesquisa histórica. In: DELGADO, L.A.N.; FERREIRA, M.M. (Org.). História do tempo presente. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2014, pp.299-315. JEANNENEY, Jean-Noël. A mídia. In: RÉMOND, R. (Org.). Por uma história política. 2. Ed., tradução Dora Rocha. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2003, pp.213-230. LUCA, T. R. Imprensa e cidade. São Paulo, EDUNESP, 2006. ________; MARTINS, A. L. (Org.). História da imprensa no Brasil. São Paulo, Contexto, 2008. MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1997.

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