Ementa/Descrição: |
Estrutura do trabalho científico. Conceituação de conhecimento. Tipos de conhecimento. Ciência e Tecnologia e sociedade. Método científico. Conceituação, tipos e metodologia de pesquisa. Projeto de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e conseqüente potencial de inovação. Pesquisa em acervos físicos e virtuais: títulos, base de dados, periódicos, patentes, marcas, desenhos industriais. Sites de busca. Normas técnicas para formatação de trabalhos. Elaboração de artigos técnico-científicos, relatórios técnicos, manuais de operação, protocolos, e dissertação de mestrado. Noções de ética e discussão dos seus múltiplos usos na profissão, nas organizações e na sociedade. Inter-relacionamento da ética com ciência, tecnologia e inovação.
|
Referências: |
BERMAN, Paul. Thinking about programmed and adaptative implementation: matching strategies to situations. INGRAM, H.M. and MANN, D. (Eds.). Why policies succeed or fail. London: Sage,1980: 205-227.
CORRALES, Javier. Aspectos políticos en la implementación de reformas educativas. Preal debates, no. 14. Preal, 1999.
COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz. Política, instituições e estratégia de implementação. Elementos para a análise de políticas e projetos sociais. In: Gestão Social: o que há de novo? Carneiro, Carla B. L. e Costa, Bruno L. D. (orgs.) FJP/BNDES/PBH, 2004
KINGDON, John. Como chega a hora de uma idéia? SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas Públicas. Brasília: ENAP, 2006.
MENY, Ives e THOENIG, Jean Claude. Las Políticas Públicas. Barcelona, Ariel, 1992.
SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias sociedade e políticas públicas. Ano 8, nº 16, jul/dez 2006.
SULBRANDT, José. Avaliação dos programas sociais: uma perspectiva crítica dos modelos usuais. KLIKSBERG, Bernardo (org). Pobreza: uma questão inadiável. Brasília: ENAP, 1994.
TACHIZAWA, T. Como Fazer Monografias na Prática. 12a. edição. Editora Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2005.
|