Universidade Federal de Alagoas Maceió, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA (11.00.43.57.06)
Código: MNPEF010
Nome: PROCESSOS E SEQUÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina deverá ter um caráter aplicado, ou seja, seu foco será diretamente os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. Por exemplo, a preparação de um tutorial a partir da identificação de dificuldades dos alunos na aprendizagem de um determinado tópico de Física Clássica ou Moderna e Contemporânea; a construção de uma sequência de ensino-aprendizagem (TLS – Teaching Learning Sequence).; elaboração de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
Referências: BELLUCCO, Alex ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 30-59, 2014. BROUSSEAU, G. (org.) Introdução ao estudo das situações didáticas : conteúdos e métodos de ensino. Ática, São Paulo. 2008. BUTY, Christian; TIBERGHIEN Andrée; MARÉCHAL, Jean‐ François, Le. Learning hypotheses and an associated tool to design and to analyse teaching–learning sequences. International Journal of Science Education. 26 (5) pp. 579-604 (2004). CARVALHO, A. M. P. ; SASSERON, L. H. . Sequências de Ensino Investigativas - Seis: o que os alunos aprendem?. In: Gionara Tauchen; João Alberto da Silva. (orgs.). Educação em Ciências: epistemologias, princípios e ações educativas. Curitiba: CRV, 2012, p. 1-175. COLL, C. (Org.). O construtivismo na sala de aula. Editora Ática. São Paulo. p.123- 152 2009. LIJNSE, P and KLAASSEN, K. Didactical structures as an outcome of research on teaching learning sequences?. International Journal of Science Education. 26 (5) pp. 537-554 (2004).

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