Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

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Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL DE QUÍMICA (11.00.43.61.11)
Código: ME308
Nome: SEMINÁRIOS WEB-3
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Corresponde a quatro disciplinas de 15 horas cada, sendo ofertada uma em cada semestre do PROFQUI. A agenda dos seminários será organizada semestralmente, com a participação das instituições associadas. Os seminários poderão ter abrangência local, regional, ou nacional, dependendo do interesse e da agenda proposta em cada semestre. Serão tratados temas atuais de relevância científica e social para a química e sua transposição como disciplina para o ensino básico: História e Filosofia da Química, Dependência Química e Saúde, Química e sua divulgação, Química e seu papel no desenvolvimento social.
Referências: 1. BEARD, J. M. Enviromental Chemistry in Society. New York: CRC Press, 2014. 2. BORGES, M. N. Et. Al. Ações de divulgação de química na Casa da Descoberta. Química Nova, v.34 n.10, 2011. 3. COULTATE, T. Food: the chemistry of its components. Cambridge: RSC, 2009. 4. LABARCA, M.; BEJARANO, N.; EICHLER, M. L. Química e filosofia: rumo a uma frutífera colaboração. Química Nova, v. 36, n. 8, 2013. 5. LEONARDO, A. J.; MARTINS, D. R.; FIOLHAIS, C. O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República. Revista Portuguesa de Educação, v.25 n.1, 2012. 6. MAIA, R. G. A pré-química na escola de Rafael Sanzio. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, n. 132, p. 47-58, 2014. 7. MILAGRES, L. H.; CARVALHO, O. R. S. Um olhar sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista do Coluni, v. 3, p. 27-37, 2006. 8. MOCELLIN, R. C. Filosofia da Química: uma novidade aparente. In: BECKER, E.; BALIEIRO, M.; TOLLE, O. (orgs) Filosofia no ensino médio: filosofia da ciência. São Cristóvão: Editora da UFS, 2013. 9. MOTA, L. A. Dependência química. São Paulo: Paulus, 2007. 10. SOUZA, G. P. V. A; SANTOS, E. A.; SOUZA JÚNIOR, A. A. Química para o ensino de Ciências. Natal: Editora da UFRJ, 2011. 11. SQUIRE, K. D. Et. Al. Designed curriculum and local culture: acknowledging the primacy of classroom culture. Science Education, v. 87, n. 4, p. 468-489, 2003. 12. VIANA, H. E. B.; PEREIRA, L. S.; OKI, M. C. C. A História da Química como disciplina de Graduação. História da Ciência e Ensino, v. 4, p. 6-12, 2011. 13. WOODHOUSE, E. J.; BREYMAN, S. Green Chemistry as Social Movement. Science, Technology, & Human Values, v. 20, n. 10, p. 1-24, 2004.

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