Universidade Federal de Alagoas Maceió, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM REDE NACIONAL DE QUÍMICA (11.00.43.61.11)
Código: ME310
Nome: ABORDAGENS TECNOLÓGICAS ATUALIZADAS PARA O ENSINO (ATE)
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tecnologia e Cultura Digital no mundo contemporâneo. O conceito de Mediação. Contribuições da perspectiva Histórico Cultural. Modalidades e meios mediais. Mediação semiótica. Meios e suporte tecnológico para a difusão da ciência. Processos síncronos e assíncronos. Educação e mobilidade. O rádio na educação: história e desafios. O potencial das redes sociais. Podcasting de áudio e vídeo. Os ambientes virtuais de aprendizagem. Cinema e educação. Produção fotográfica e autoria. Aplicativos com recursos 3D: simulação e representação. Jogos educativos. Tecnologia e novas estratégias de avaliação. Atividades coordenadas pelo NEaD-UFRJ.
Referências: 1. Almeida, F. J.; Almeida, M. E. B. B. Liderança, Gestão e Tecnologias: Para a Melhoria da Educação no Brasil. São Paulo: Parceria PUC-SP/Microsoft. 2006. 2. Almeida, F. J.; Fonseca Júnior, F. M., Projetos e Ambientes Inovadores. Brasília: MEC-Proinfo, 2000. 3. Barba, C.; Capella, S. Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Artmed, 2012. 4. Castells, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 4. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2000. 5. Cotton, B.; Oliver, R. Understanding Hypermedia. New York: Phaidon, 1999. 6. Gilbert, J.; Visualization in science education. New York: Springer 7. Gupta-Bohowon, M. et. al.; Chemistry Education in the ICT age. New York: Springer, 2009. 8. Habraken, C. L. Integrating into Chemistry Teaching Today&#146;s Student&#146;s Visuospatial Talents and Skills, and the Teaching of Today&#146;s Chemistry&#146;s Graphical Language. Journal of Science Education and Technology, v. 13, n. 1, 2004. 9. Hokyoung, R.; Parsons, D.; Innovative mobile learning. New York: Hershey, 2009. 10. Kress, G.; Multimidality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010. 11. Kress. G. et. al.; Multimodal teaching and learning. London: Continuum, 2001. 12. Meszaros, I.; O Poder da ideologia. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2004. 13. Moran, J. M. Ensino e educação de qualidade. In: Moran, J. M.; Masetto, M.; Behrens, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2004. Disponível em: <http:// www.eca.usp.br/prof/moran/qual.htm>. Acesso em: 05 abr. 2012. 14. Santaella, L. Matrizes da linguagem e pensamento. Sonora, visual, verbal. Aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2001. 15. Sha, L.; Looi, C.-K.; Chen, W.; Zhang, B. H.; Understanding Mobile Learning from the Perspective of Self-Regulated Learning. Journal of Computer Assisted Learning, v. 28, n. 4, 2012. 16. Souza, R. R.; Alvarenga, L.; A web semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 132-141, jan./abr. 2004. 17. Ultay, N.; Calik, M.; A Thematic Review of Studies into the Effectiveness of Context-Based Chemistry Curricula. Journal of Science Education and Technology, v. 21, n. 6, 2012. 18. Vygotsky, L. A.; A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. 19. Vygotsky, L. A.; Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 20. Wong, L. -H.; Chen, W.; Jan, M.; How Artefacts Mediate Small-Group Co-Creation Activities in a Mobile-Assisted Seamless Language Learning Environment. Journal of Computer Assisted Learning. v. 28, n. 5, 2012.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.242 14/03/2025 03:40