Universidade Federal de Alagoas Maceió, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (11.00.43.52.04)
Código: SE45044
Nome: SEMINÁRIO DE TESE I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conhecimento do "estado da arte" da pesquisa na área temática dos projetos:principais estudos, referências teórica, categoria de análise. Análise de projetos de pesquisas clássicas, bibliografias e teses de referencia na área de conhecimento. Retomada do projeto de tese, recorte do objeto, dos objetivos, e das referências de análise para a pesquisa. Revisão de elementos primordiais do projeto de tese. Acompanhamento sistemático do orientador.Conhecimento do "estado da arte" da pesquisa na área temática dos projetos: principais estudos, referências teóricas, categorias de análise. Discussão dos enfoques teórico-metodológicos da pesquisa para delimitação do objeto de estudo e seus referenciais. Refinamento e aperfeiçoamento do projeto de tese centrado nos aportes teórico-metodológicos que lhe dão base, articulando-o à linha de pesquisa a que se vincula o doutorando.
Referências: ANDERY, Maria Amália et. al. Para compreender a ciência, uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2000. ECO, Humberto. Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença, 1988. LESSA, S. Análise imanente in: Trabalho e Proletariado no capitalismo contemporâneo, São Paulo: Cortez, 2007. _____ O Revolucionário e o Estudo: por que não estudamos? São Paulo: Instituto Lukács, 2014. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993. LUKÁCS, George. Marxismo e Questões de Método na Ciência Social. In Netto, José Paulo(org.) e Fernandes, Florestan (coord). Lukács/Sociologia. São Paulo: Ática, 1981. MINAYO, Maria C. de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec - Abrasco, 1996. PÁDUA, Elisabete M. Marchesine. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática, 6a. Ed. Campinas, S. Paulo: Papiros, 2000. RICHARDSON, Roberto Jarry et. al. Pesquisa Social, métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1998. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico, São Paulo: Cortez, 2007. TONET, Ivo. Método Científico uma abordagem ontológica, São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.127 16/05/2024 00:10