Universidade Federal de Alagoas Maceió, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.00.43.29.09)
Código: EDU301
Nome: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A Análise do Comportamento e seus componentes (Behaviorismo Radical, Análise do Comportamento Experimental e Análise do Comportamento Aplicada). Conceitos e princípios básicos da Análise do Comportamento Aplicada. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada para a educação de estudantes com necessidades educacionais especiais. A Análise do Comportamento Aplicada e as práticas baseadas em evidência.
Referências: Henklain, M. H. O., & Carmo, J. S. (2013). Contribuições da Análise do Comportamento à educação: um convite ao diálogo. Cadernos de Pesquisa, 43, 704- 723. Ribeiro, D. M. (2015). Contribuições da Análise do Comportamento para o Ensino de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. In: C. S. M. Bandini, L. M. M. Postalli, L. P. Araújo, & H. H. M. Bandini (Eds.). Compreendendo a prática do analista do comportamento. São Carlos, SP: EDUFSCar. Sella, A. C., & Ribeiro, D. M. (no prelo). Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Skinner, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano. (R. Azzi e J. C. Todorov, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Trabalho original publicado em 1953). Bibliografia complementar: Baer, D. M., Wolf, M. M., & Risley, T. R. (1968). Some current dimensions of applied behavior analysis. Journal of Applied Behavior Analysis, 1(1), 91-97. Barros, R. S. (2003). Uma introdução ao comportamento verbal. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 5, 73-82. Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed. Cone, J. D., & Foster, S. L. (2006). Reviewing the literature. In J. D. Cone, & S. L. Foster (Eds.), Dissertations and theses: from start to finish (pp.96-125). Washington, DC: American Psychological Association. Digennaro-Reed, F. D., & Reed, D. D. (2008). Towards an understanding in evidence- based practice. Journal of Early and Intensive Behavior Intervention, 5(2), 20-29. Morris, E. K., Altus, D. E., & Smith, N. G. (2013). A study in the founding of applied behavior analysis through its publications. The Behavior Analyst, 36(1), 73-107. Resnick, L. B., Wang, M. C. & Kaplan, J. (1973). Task analysis in curriculum design: a hierarchically sequenced introductory mathematics curriculum. Journal of Applied Behavior Analysis, 6, 679-710. Sério, T. M. A. P, Andery, M. A., Gioia, P. S., & Micheletto, N. (2004). Controle de estímulos e comportamento operante: Uma nova introdução. São Paulo: EDUC. Skinner, B. F. (2005). Teorias da aprendizagem são necessárias? Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 1, 105-124. Slocum, T. A. et al. (2014). The evidence-based practice of Applied Behavior Analysis. The Behavior Analyst, 37(1), 41-56. Twyman, J. S., & Sota, M. (2009). Identifying research-based practices for response to intervention: Scientifically based instruction.Journal of Evidence-Based Practices for Schools,9, 86-101. Vargas, J. S. (2009). Behavior Analysis for Effective Teaching. New York, NY: Routledge. Wolf, M. M. (1978). Social validity: The case for subjective measurement or how applied behavior analysis is finding its heart. Journal of Applied Behavior Analysis, 11(2), 203-214.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.127 20/05/2024 20:32