Ementa/Descrição: |
Cognição à luz da neurociência e das ciências da educação. A aprendizagem
como um processo pessoal de representação mental do conhecimento e suas implicações
metodológic
as. A aprendizagem significativa e a sua relação com as principais teorias
da aprendizagem (interacionismo, socioconstrutivismo, epistemologia genética,
psicanálise, psicogenética, pós
-
construtivismo). Cognição, linguagem, afeto e
motivação na dinâmica do
aprender. Saberes, conhecimentos, competências e
habilidades. Abordagens ativas no processo de aprendizagem. |
Referências: |
COUTINHO, Francisco Ângelo; MORTIMER, Eduardo Fleury; EL
-
HANI,
CharbelNiño
. Construção de um perfil para o conceito biológico de vida. Investigações
em Ensino de Ciências, V 12 (1): 115
-
137, 2007. DAMÁSIO, Felipe; PEDUZZI, Luiz
O. Q. A coerência e complementariedade entre a teoria da aprendizagem significativa
crítica e a episte
mologia de P. Feyerabend.Investigações em Ensino de Ciências, V 20
(3): 61
-
83, 2015 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à
prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GRILLO, Marlene. O professor
e a docência: o encontro
com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto
Alegre: EDIPUCRS, 2002. GUERRA, Leonor Bezerra. O diálogo entre a neurociência e
a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, n. 4, p.
3
-
12, junho/2011. LEITE,
Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos: intervenção no
presente. Revista Presença Pedagógica, v. 2, n. 8, mar/abr 1996. MIZUKAMI, Maria
das Graças N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1985.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelênc
ia à regulação das aprendizagens. Porto
Alegre: Artmed Editora, 1999. VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: projeto
de ensino
-
aprendizagem e projeto político
-
pedagógico. 16 ed. São Paulo: Libertad,
2006. __________. Avaliação da aprendizagem: práticas de
mudança por uma práxis
transformadora. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2009. VEIGA, Ilma Passos. Técnicas de
ensino.Por que não? Campinas: Papirus, 1991. __________. Técnicas de ensino: novos
tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006. ZABALA, Anto
ni. Conteúdos e
sua tipologia. In: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre:
Artmed, 1998, p. 41
-
48. ILLERIS, K. (ed). Teorias contemporâneas da aprendizagem.
1a Edição. Porto Alegre: Penso, 2013. |