Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04)
Código: MCC213.1
Nome: TÓPICOS EM MODELAGEM COMPUTACIONAL NA SAÚDE (TÓPICOS EM MODELAGEM COMPUTACIONAL EM SAÚDE)
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: EMENTA: Nos últimos anos temos observado uma evolução rápida dos meios diagnósticos e de tratamento de muitas doenças, transformando essas condições em um desafio constante para a equipe médica assistente. Nesse aspecto, a interseção entre a área de saúde e a modelagem computacional proporciona fundamental avanço no aprimoramento técnico levando a maior segurança, agilidade e possível redução de custos no que diz respeito às ferramentas diagnósticas e terapêuticas. A disciplina de tópicos de modelagem computacional na saúde busca apresentar conceitos básicos de modelagem computacional aplicada aos estudos que podem ser realizados, ressaltando e discutindo tópicos básicos em epidemiologia clínica. Em módulos sequenciais trataremos da solução de problemas através da modelagem computacional em três áreas da saúde: nefrologia, reumatologia e coloproctologia, principalmente através do uso de metodologias ativas de aprendizado. OBJETIVOS: - O objetivo principal da disciplina é demonstrar que a interdisciplinaridade pode ser ferramenta útil na solução de problemas clínicos e/ou cirúrgicos enfrentados diariamente pela equipe médica assistente, através da elaboração de ferramentas de modelagem computacional; - Apresentar tópicos básicos de aplicação da modelagem computacional em saúde, incluindo análise de imagens e bancos de dados; - Discutir sobre tipos de estudo clínicos; - Discutir sobre metodologias ativas de aprendizado, especialmente Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); - Apresentar propostas para solução de problemas nas áreas de nefrologia e coloproctologia com o uso de ferramentas de ferramentas de modelagem computacional.
Referências: Artigos que serão encaminhados pelos professores.

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