Universidade Federal de Alagoas Maceió, 14 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (11.00.43.63.18)
Código: PPGEFOP002
Nome: ESTUDOS AVANÇADOS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo de teorias que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Análise das relações entre aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas. A aprendizagem e sua interface com o desenvolvimento cultural. O planejamento e a organização do processo ensino, aprendizagem e avaliação.
Referências: CAMPOS, D. M. S, Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 13-20. CHAMAT, L. S. J. Técnicas de intervenção piscopedagógicas: para dificuldades e problemas de aprendizagem. São Paulo: Vetor, 2008. COLL, C.; DEREK, E. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Artmed, 1998. DE LA TAILLE, Y. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, J. G. (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p.25-44. CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. (PDF) DUTRA, L. H. A. Epistemologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GAZZANIGA, M. S. et al. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006. HÜBNER, M. M. C., MOREIRA, M. B. (org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. ILLERIS, K. Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 1-23. LENT, R. Neurociência da Mente e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. MASLOW, A. H. Introdução a psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1968. MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011. NUNES, A. I. B. L., SILVEIRA, R. N. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber, 2009. PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985. PIAGET, J. A Epistemologia Genética. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012. PIAGET, J. A epistemologia da inteligência. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. POZO, Juan I. Aquisição de conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2005. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1991. VYGOTSKY, L. S.; A. R. LURIA, A. R., LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 13ª Ed. São Paulo: Ícone, 2014. PORTILHO, E. Como se aprende? Estratégias, estilo e metacognição. Rio de janeiro: WAK, 2009. TARDIF, M. Saberes profissionais e formação profissional. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002. WEITEN, W. Introdução à psicologia: temas e variações. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

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