Referências: |
CAMPOS, D. M. S, Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 13-20.
CHAMAT, L. S. J. Técnicas de intervenção piscopedagógicas: para dificuldades e problemas de aprendizagem. São Paulo: Vetor, 2008.
COLL, C.; DEREK, E. Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula. Artmed, 1998.
DE LA TAILLE, Y. O erro na perspectiva piagetiana. In: AQUINO, J. G. (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p.25-44.
CUNHA, M.V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. (PDF)
DUTRA, L. H. A. Epistemologia da aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
GAZZANIGA, M. S. et al. Neurociência Cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HÜBNER, M. M. C., MOREIRA, M. B. (org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
ILLERIS, K. Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008, p. 1-23.
LENT, R. Neurociência da Mente e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
MASLOW, A. H. Introdução a psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado, 1968.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.
NUNES, A. I. B. L., SILVEIRA, R. N. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber, 2009.
PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
PIAGET, J. A epistemologia da inteligência. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
POZO, Juan I. Aquisição de conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1991.
VYGOTSKY, L. S.; A. R. LURIA, A. R., LEONTIEV, A. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 13ª Ed. São Paulo: Ícone, 2014.
PORTILHO, E. Como se aprende? Estratégias, estilo e metacognição. Rio de janeiro: WAK, 2009.
TARDIF, M. Saberes profissionais e formação profissional. Petrópolis/RJ, Vozes, 2002.
WEITEN, W. Introdução à psicologia: temas e variações. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
|