Ementa/Descrição: |
Reflexões sobre a prática pedagógica em matemática fundamentadas nas teorias da Educação
Matemática associadas às teorias sobre o desenvolvimento cognitivo. Uma de proposta direcionada para
uma prática investigativa na construção do pensamento matemático na educação básica.
- Propiciar ao futuro educador matemático a vivência do contexto educacional, participando
efetivamente de intervenções didático-pedagógicas que possam promover a construção de
conceitos matemáticos, rumo ao pensamento científico mais elaborado.
- Desenvolver no futuro educador matemático capacidade de compreender a realidade,
identificados a partir dos referenciais teórico-filosóficos estudados;
- Desenvolver o senso crítico do futuro educador matemático, para que seja capaz de analisar,
interpretar e propor situações didáticas adequadas à realidade em que está inserido;
- Desenvolver no futuro educador matemático habilidades de interpretação, análise, síntese e
antítese, bases para a construção do pensar dialético presente no pensamento matemático, através
da investigação em educação matemática.
- Estimular no futuro educador matemático o compromisso com a formação efetiva do aprendiz de
matemática, assim como o compromisso com sua própria formação continuada, ao longo de sua
jornada como educador matemático. |