Ementa/Descrição: |
Reflexões sobre a prática pedagógica em matemática fundamentadas nas teorias da Educação
Matemática associadas às teorias sobre o desenvolvimento cognitivo. Uma de proposta direcionada para
uma prática investigativa na construção do pensamento matemático na educação básica.
- Propiciar ao futuro educador matemático a vivência do contexto educacional, participando
efetivamente de intervenções didático-pedagógicas que possam promover a construção de
conceitos matemáticos, rumo ao pensamento científico mais elaborado.
- Desenvolver no futuro educador matemático capacidade de compreender a realidade,
identificados a partir dos referenciais teórico-filosóficos estudados;
- Desenvolver o senso crítico do futuro educador matemático, para que seja capaz de analisar,
interpretar e propor situações didáticas adequadas à realidade em que está inserido;
- Desenvolver no futuro educador matemático habilidades de interpretação, análise, síntese e
antítese, bases para a construção do pensar dialético presente no pensamento matemático, através
da investigação em educação matemática.
- Estimular no futuro educador matemático o compromisso com a formação efetiva do aprendiz de
matemática, assim como o compromisso com sua própria formação continuada, ao longo de sua
jornada como educador matemático.
SEMINÁRIOS INTEGRADORES
Elemento integrador das disciplinas ofertadas para o respectivo semestre estruturado a partir de atividades
interdisciplinares em conformidade com a especificidade da formação profissional.
Bibliografia Básica:
A ser elaborada no início do período letivo, conforme a natureza dos objetivos específicos do plano de
trabalho.
DISCIPLINAS ELETIVAS
FILOSOFIA DA MATEMÁTICA
Carga horária semestral: 60 horas
Ementa: Geometria Euclidiana. Geometria não euclidiana. Números e filosofias estritas acerca dos
números. Transição para uma concepção não estrita do número.
Bibliografia Básica:
BARKER, S.F. Filosofia da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.
BOYER, C.B. História da Matemática. São Paulo: Ed. Edgard Blucher Ltda, 1999.
PITTENGER, O.E. ; G. CODING, C.T. Teorias da aprendizagem na prática educacional – uma
integração de |