Universidade Federal de Alagoas Maceió, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: ATIVIDADE
Tipo de Atividade: ESTÁGIO
Forma de Participação: ATIVIDADE ESPECIAL COLETIVA
Unidade Responsável: CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA (11.00.43.63.07.09)
Código: MTMA024
Nome: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3
Carga Horária Teórica: 20 h.
Carga Horária Prática: 80 h.
Carga Horária de Orientação: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 100 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Aceita Criar Turma: Sim
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Reflexões sobre a prática pedagógica em matemática fundamentadas nas teorias da Educação Matemática associadas às teorias sobre o desenvolvimento cognitivo. Uma de proposta direcionada para uma prática investigativa na construção do pensamento matemático na educação básica. - Propiciar ao futuro educador matemático a vivência do contexto educacional, participando efetivamente de intervenções didático-pedagógicas que possam promover a construção de conceitos matemáticos, rumo ao pensamento científico mais elaborado. - Desenvolver no futuro educador matemático capacidade de compreender a realidade, identificados a partir dos referenciais teórico-filosóficos estudados; - Desenvolver o senso crítico do futuro educador matemático, para que seja capaz de analisar, interpretar e propor situações didáticas adequadas à realidade em que está inserido; - Desenvolver no futuro educador matemático habilidades de interpretação, análise, síntese e antítese, bases para a construção do pensar dialético presente no pensamento matemático, através da investigação em educação matemática. - Estimular no futuro educador matemático o compromisso com a formação efetiva do aprendiz de matemática, assim como o compromisso com sua própria formação continuada, ao longo de sua jornada como educador matemático. SEMINÁRIOS INTEGRADORES Elemento integrador das disciplinas ofertadas para o respectivo semestre estruturado a partir de atividades interdisciplinares em conformidade com a especificidade da formação profissional. Bibliografia Básica: A ser elaborada no início do período letivo, conforme a natureza dos objetivos específicos do plano de trabalho. DISCIPLINAS ELETIVAS FILOSOFIA DA MATEMÁTICA Carga horária semestral: 60 horas Ementa: Geometria Euclidiana. Geometria não euclidiana. Números e filosofias estritas acerca dos números. Transição para uma concepção não estrita do número. Bibliografia Básica: BARKER, S.F. Filosofia da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. BOYER, C.B. História da Matemática. São Paulo: Ed. Edgard Blucher Ltda, 1999. PITTENGER, O.E. ; G. CODING, C.T. Teorias da aprendizagem na prática educacional – uma integração de
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
MTMA 2010.1 MATEMÁTICA - CAMPUS ARAPIRACA - VESPERTINO - Arapiraca - LICENCIATURA PLENA - Presencial - T Sim 7 Sim
MTMA1 2006.1 MATEMÁTICA - CAMPUS ARAPIRACA - VESPERTINO - Arapiraca - LICENCIATURA PLENA - Presencial - T Sim 7 Sim

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.127 17/05/2024 05:47