Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (11.00.43.77.01)
Código: PPCF052
Nome: ELABORAÇÃO DE ESCRITA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: OBJETIVO: Ensinar os alunos de pós-graduação como preparar um texto científico para ser publicado. No caso de um artigo científico, apresentar ao aluno todas as etapas desde a redação do primeiro rascunho, passando pelos trâmites burocráticos da submissão on-line e da resposta até a publicação final. PROGRAMA: 1. A redação de textos científicos Publicações. Como escrever a publicação: etapas Comunicações em congressos Sugestões para confeccionar um painel e uma apresentação de slides Sugestões para montar as Figuras e Tabelas Como apresentar a bibliografia. 2. Redação de uma publicação (será definido um cronograma para essas etapas) Definição do tema Apresentação do resumo do tema da publicação Entrega da seleção dos artigos a serem usados como referências Redação de um resumo de cada artigo usado como referência Redação da primeira versão da publicação Entrega da primeira versão da publicação CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: O aluno deverá entregar até o final do período um artigo escrito em inglês. A avaliação do desempenho do aluno levará em consideração o estágio em que se encontra o artigo, Segundo os critérios abaixo. Conceito A: artigo finalizado e sem restrições a submissão; Conceito B: artigo necessitando ajustes finais para ser submetido; Conceito C: artigo necessitando muitos ajustes antes de ser submetido; Conceito D: reprovado (não entregue pelo aluno)
Referências: 1. U. Eco, “Comme si fa una tesi di láurea”, Bompiani, Milano, 1977. 2. E. Schrödinger, http://www.lecb.ncifcrf.gov/~toms/quotes.html, 1/11/2001, 14:00 h. 3. L. Rey, “Planejar e redigir trabalhos científicos”, 2a. edição, Editora Edgard Blücher, São Paulo, 2000. 4. M.O’Connor e F.P. Woodford, “Writing scientific papers in english”, Elsevier, Amsterdam, 1977. 5. T. Spector, “Writing a scientific manuscript”, J. Chem. Educ. 71 (1994) 47. 6. P.E. Bourne, Ten simple rules for getting published PLoS Computational Biology: Editorial, published 27 Apr 2007 10.1371/journal.pcbi.0030077. 7. P.E. Bourne, Ten simple rules for making good oral presentations. PLoS Computational Biology: Editorial, published 27 Apr 2007 10.1371/journal.pcbi.0030077 8. P. E. Bourne, Ten simple rules for a good poster presentation. PLoS Computational Biology: Editorial, Maio 2007

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.263 09/05/2025 04:05