Ementa/Descrição: |
Trata-se de disciplina que busca o preparo e treinamento do discente para o desempenho de atividade docente como forma de complementar sua formação pedagógica e de aumentar a integração entre a graduação e a pós-graduação.
Tem como objetivos avaliar: 1.Panorama da Política Educacional Brasileira. 2. Reflexão crítica da função docente no ensino médico. 3. Papel docente na formação do profissional em ciências em saúde.Desenvolvimento de planejamento educacional. 4. Estratégias pedagógicas atuais no processo ensino-aprendizagem. 5. Problematização sobre diretrizes curriculares nacionais, currículos e desenhos curriculares. 6.Concepções e práticas de avaliação da aprendizagem. 7.Reflexão sobre novas tecnologias nas áreas da educação e da saúde.
O conteúdo programático será dividido em duas etapas: 1. Bases do ensino na área da saúde: Sistema educacional brasileiro; contexto das políticas públicas de saúde e educação; função docente na área da saúde; planejamento educacional; processo ensino-aprendizagem: tendências e estratégias pedagógicas; diretrizes curriculares nacionais; currículo e desenhos curriculares na área da saúde; avaliação da aprendizagem: concepções, instrumentos e procedimentos; novas tecnologias em educação e saúde. 2. Atuação prática em campo de estágio na graduação, sob supervisão, conforme área de atuação do discente em discussão com seu orientador.
A avaliação será baseada em apresentação de seminários, utilização de plataformas digitais para discussões em grupo e atividades práticas em estágio supervisionado. |