Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS (11.00.43.59.05.03) |
| Curso: |
RELAÇÕES PÚBLICAS - CAMPUS MACEIÓ - VESPERTINO - PRESENCIAL - Maceió - BACHARELADO - Regular - Semestral (33759) |
| Código: |
RELP123 |
| Nome: |
COMUNICAÇÃO, MULHERES E FEMINISMOS |
| Carga Horária Teórica: |
40 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
40 h. |
| Pré-Requisitos: |
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
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| Ementa/Descrição: |
Durante séculos o conhecimento histórico invisibilizou as mulheres,
sujeitaram-nas a padrões e normas sociais que a associaram ao mundo
privado e doméstico ou apenas ao campo das emoções. O conceito restrito
de democracia grega sujeitava o feminino, enquadrava- o como signo da
não cidadania; o medievo condenou as mulheres ao religioso maldito ou a
tudo que representasse a vulnerabilidade carnal. De santa às bruxas, as
mulheres seriam o corpo interditado e controlado. Quais transformações se
tornaram possíveis a inclusão do feminino na ciência e no mundo do
trabalho? O século que centralizou o homem ao invés de Deus, pensou as
mulheres? O século da razão entendeu que a tal razão também era um
direito do feminino? Por que em pleno século XVIII Olimpe de Gouge
reivindicou o Direito Internacional das Mulheres? Que impactos as
revoluções diárias das mulheres trouxeram para a ciência e para as relações
sociais no século XX? Quais desafios que ainda enfrentamos em pleno
século XXI, nós mulheres? Esta disciplina é uma análise do debate
epistemológico sobre as mulheres, suas histórias e feminismos, ressaltando
as diferenças fundamentais entre as histórias das mulheres e os feminismos
e a proximidade teórica e prática dessas questões. |
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