Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CURSO DE HISTÓRIA BACHARELADO (11.00.43.59.03) |
Código: |
HISB115 |
Nome: |
HISTÓRIA MODERNA |
Carga Horária Teórica: |
40 h. |
Carga Horária Prática: |
20 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( HISL174 OU HISL090 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
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Ementa/Descrição: |
Investigação e análise do contexto da Era Moderna, entre os séculos XV e XVI, a
partir de dois eixos norteadores: a) o processo de formação da sociedade burguesa ocidental, e b) o processo de secularização do Ocidente. As temáticas abordadas têm como principais objetos: o questionamento do conceito de moderno e sua formulação como era histórica; a compreensão da Era Moderna como um período de alargamento e transformação nas visões de mundo, engendradas por processos como os Descobrimentos Ultramarinos, o Renascimento e as Reformas Religiosas; o estudo da formação do pensamento político e social moderno no contexto do Humanismo; o estudo da cultura do Barroco no contexto da Contra Reforma. Investigação e análise do contexto da Era Moderna, entre os séculos XVII e XVIII, a partir de dois eixos norteadores: a) o processo de formação da sociedade burguesa ocidental, e b) o processo de secularização do Ocidente. As temáticas abordadas têm como principais objetos: o estudo da formação e do
desenvolvimento histórico do Estado Absolutista; o estudo da sociedade e da cultura setecentista; a compreensão da superação do Antigo Regime no contexto político das Revoluções burguesas dos séculos XVII-XVIII: as Revoluções Inglesas e a Revolução
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