Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CURSO DE JORNALISMO (11.00.43.59.05.02) |
| Código: |
JORN035 |
| Nome: |
PUBLICIDADE E PROPAGANDA PARA JORNALISMO |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
20 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
80 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
|
| Ementa/Descrição: |
Perspectiva histórica, conceituação e fundamentos teóricos da propaganda
ideológica, eleitoral, política, religiosa e editorial, comercial e institucional.
Marketing Político. Funções socioeconômicas da atividade publicitária.
Fenômenos contemporâneos de publicização. Importância dos departamentos
de comercialização em jornais, rádio, TV etc. Importância das relações
anunciantes-mídia-conteúdo jornalístico/entretenimento. Publicidade off line
e on-line. Estrutura e funcionamento de uma agência de propaganda e do
departamento de publicidade do anunciante. As diversas profissões no
58
mercado da publicidade e suas funções. As diferentes filosofias publicitárias.
Mecanismos de ação e efeitos. Planejamento da campanha. Criação de
mensagens. Técnicas de produção e difusão. Configurações atuais da
publicidade. |
|
|
|
|