Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (11.00.43.49.14) |
| Curso: |
|
| Código: |
PPCM0009 |
| Nome: |
BIOÉTICA |
| Carga Horária Teórica: |
30 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
30 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( QUIL088 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Trata-se de disciplina que proporciona o estudo sistemático das questões de ética aplicada à vida que emergem do campo teórico e prático das ciências médicas.
Tem como objetivos:
1. Apresentar os fundamentos históricos e conceituais da bioética;
2. Refletir sobre a aplicabilidade da ética no cotidiano do cuidado em saúde;
3. Refletir sobre limites éticos para a pesquisa em saúde; 4. Refletir sobre os papéis dos distintos Comitês: de Ética em Pesquisa (com seres humanos e
animais), hospitalares, de bioética.
O conteúdo programático da disciplina versará sobre:
1.Historicidade da ciência e da ética. Bioética global x bioética de princípios; Saúde global;
Diferenças morais;
2.Balizas éticas: abordagem anglo-saxã x abordagem latino-americana; Direitos humanos e equidade;
3.A tomada de decisões: entre a clínica e a saúde pública;
4.Deontologia e códigos de ética;
5.Relação médico-paciente: a autonomia em questão. Termo de consentimento livre e esclarecido; Diretivas antecipadas de vontade.
6.Comitês e comissões de ética e bioética
A disciplina será realizada baseada em seminários, discussão de documentários e filmes, leitura de textos com discussão posterior.
A avaliação será feita de acordo com a rrequência (>75%) do discente, participação e apresentação de seminários. |
|
|
|
|
|
|