Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (11.00.43.78.01)
Curso: ENFERMAGEM/PPGENF - Maceió - MESTRADO ACADÊMICO
Código: PPE002
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Busca instrumentalizar os mestrandos para a atividade docente no ensino superior na área de saúde/enfermagem. Aborda a educação como processo e possibilidade transformadora da realidade individual e coletiva, discutindo aspectos e elementos relativos à ação pedagógico-didática no ensino superior.
Referências: BRASIL. Formação pedagógica em educação profissional na área de saúde: Enfermagem. Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. 2.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2003, volume 6. CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora-estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Penso Editora, 2018. DEBALD, Blasius. Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Penso Editora, 2020. DELOURS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. 10.ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. 8.ed. São Paulo: Ática, 2004. GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 2008 LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2000. MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. Summus editorial, 2012. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Ensino: as abordagens do processo. 1986. MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018. MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2003. MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. 4.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. PILETTI, C. Didática geral. São Paulo: Ática, 1996.
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( ( AGEC138 ) OU ( AGRO180 ) ) INATIVO 02/01/2006

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