Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04) |
Código: |
MCC205.10 |
Nome: |
GAMIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
EMENTA:
O que é Gamificação; O que não é Gamificação; História; Por que e quando usar gamificação; Princípios de Jogos; Fundamentos Psicológicos; Fundamentos Computacionais; Projeto de Gamificação na Educação; Sistemas Educacionais Gamificados;
OBJETIVOS:
O objetivo do curso é apresentar aos estudantes os elementos quer permeiam a área de gamficação e como este conceito tem sido explorado pelos professores, pesquisadores e empreendedores da área de educação e computação. O curso terá um enfoque tanto teórico quanto prático. Sob um ponto de vista teórico, espera-se que os estudantes possam refletir sobre os conceitos da área de Gamificação. Sob um ponto de vista prático, espera-se que os estudantes possam projetar cursos e ambientes educacionais gamificados através de metodologias da literatura. |
Referências: |
Kapp, K. 2012. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for training and education. Pfeiffer. 1o ed. 336pp.
Kapp, K; Blair, L.; Mesch, R. 2013. The Gamification of Learning and Instruction: Fieldbook. Pfeiffer. 1o ed. 480pp.
Kapp, K. 2011. The Multiplayer Classroom: Designing Coursework as a Game: Designing Coursework as a Game. Cengage Learning. 1o ed. 304pp.
Material do Professor.
|
|