Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MODELAGEM COMPUTACIONAL DE CONHECIMENTO (11.00.43.56.04) |
Código: |
MCC207.22 |
Nome: |
INTRODUÇÃO A VISUALIZAÇÃO DE DADOS |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Não |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa/Descrição: |
EMENTA: Princípios básicos de visualização de dados. Prática utilizando a linguagem R. Apresentação de alguns tipos de gráfico mais comumente usados para visualização de dados. Aplicação prática.
OBJETIVOS: Esta disciplina visa dar uma noção introdutória e prática de ideias e métodos de visualização de dados, utilizando a linguagem R. |
Referências: |
1. Healy, K. Data Visualization for Social Science: A practical introduction with R and ggplot2. Duke University, 2018 (http://socviz.co/index.html)
2. Tufte, E. The Visual Display of Quantitative Information, 1983.
3. Albers, M. J. Introduction to Quantitative Data Analysis in the Behavioral and Social Sciences. John Wiley & Sons, 2017. |
|