Universidade Federal de Alagoas Maceió, 09 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.00.43.59.23)
Código: PPCI0002
Nome: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Conhecimento científico e enfoques de pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas. Indução e dedução. Tipo de pesquisa, segundo os objetivos, as fontes e os procedimentos. Delimitação de problemas, hipóteses e objetivos. Procedimentos e instrumentos de coleta, sistematização e análises de dados. Pesquisas em Ciência da Informação.
Referências: BEISSEL-DURRANT, G. A typology of research methods within the Social Sciences. ESRC National Centre for Research Methods, Southampton, United Kingdom, p. 1-22, Nov. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. BHATTACHERJEE, A. Social science research: principles, méthods and practices. 2. ed. Tampa, EUA: USF, 2012. 149p. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. 296p. FERRAN-FERRER, N. et al. Research methods and techniques in Spanish library and information science journals (2012-2014). Information research, v. 22, n. 1, Mar. 2017. FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 196p. GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Metodologia de pesquisa no campo da Ciência da Informação. Data grama zero – revista de Ciência da Informação, v. 1, n. 6, out. 2000. Disponível em: . Acesso em 07 mar. 2018. LALAYANTS, M.; TRIPODI, T. A review of generalization methods used in empirical social work literature. International journal of Social Welfare, v. 18, p. 333-342, 2009. MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018. MINAYO, M. C. S. Cientificidade, generalização e divulgação de estudos qualitativos. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, p. 16-17, jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1996. 269p. MUELLER, S. P. M. (Org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus, 2007. 190p. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: método e técnica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 334p. RISSO, V. Estudio de los métodos de investigación y técnicas de recolección de datos utilizadas en bibliotecología y ciencia de la información. Revista Española de Documentación Científica, v. 40, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2017. ROOS, L. L. et al. From health research to social research: Privacy, methods, approaches. Social Science & Medicine, v. 66, n, 1, p. 117-129, Jan. 2008. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia da pesquisa. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 185p. SILVERMAN, D. Interpreting qualitative data: a guide to the principles of qualitative research . 4th ed. Los Angeles: SAGE Publications, 2011. 500p. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 2007. 175p. VALENTIN, M. L. P. (Org.). Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005. 171p. WHETTEN, D. A. What Constitutes a Theoretical Contribution? Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 490- 495, 1989.

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