Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.00.43.59.23)
Código: PPCI0004
Nome: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROCESSOS TECNOLÓGICOS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Contexto social da tecnologia. Relações dinâmicas entre informação, comunicação e tecnologia. Fontes e recursos tecnológicos e inovativos. Teorias, metodologias, modelos e estratégias adotados nos estudos da comunicação de informação e da inovação no contexto tecnológico.
Referências: ARAUJO, R. F. Do pensamento tecnológico à tecnologia como ciência da técnica: por uma epistemologia das tecnologias. Informação & sociedade: estudos, João Pessoa, v. 26, p. 67-80, set./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. ARAUJO, R. F.; FROTA, M. G. C. ; CARDOSO, A. M. P. Práticas, inscrições e redes sociotécnicas: contribuições de Bruno Latour e dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia para a Ciência da Informação. In: BORGES, M. M.; SANZ CASADO, E. (Org.). A Ciência da Informação Criadora de Conhecimento..Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009, v. 2, p. 135-146. BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e sociedade e o contexto da educação Tecnológica. Editora da UFSC, 1998. BENAKOUCHE, T. Tecnologia é sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. In: DIAS, L. C.; SILVEIRA, R. L. L. (Org.). Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005. v.1, p. 79-106. BREY, P. Philosophy of technology after the empirical turn. Techné: Research in Philosophy and Technology, v. 14, n. 1, p. 36-48, 2010. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018. DAGNINO, R. A construção do Espaço Ibero-americano do Conhecimento, os estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e a política científica e tecnológica. Revista Iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 4, n. 12, p. 93-114, abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. DIAS, L. C.; SILVEIRA, R. L. L. (Org.). Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005 ECHEVERRIA, J. De la filosofía de la ciencia a la filosofía de las tecno-ciencias e innovaciones. Revista Iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, Ciudad Autónoma de Buenos Aires , v. 10, n. 28, p. 105-114, enero 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to Actor-Network theory, 2005, 325p. LATOUR, B. Science in action: how to follow scientists and engineers through society. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1988, 282p. LATOUR, B. We have never been moderns. Cambridge, Harvard University Press, 1993. 165p. LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 1997. 310p.

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