Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.00.43.59.23)
Código: PPCI0006
Nome: CIÊNCIA ABERTA E MARKETING CIENTÍFICO DIGITAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Open Science. Modelos, iniciativas e práticas científicas colaborativas e abertas. Marketing digital aplicado a produtos da ciência. Gestão da visibilidade e reputação online de pesquisadores e instituições de pesquisa e fomento.
Referências: ALBAGLI, S. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, S; MACIEL, M. L; ABDO, A. H. (Ed.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: IBICT; Rio de Janeiro: UNIRIO, 2015. p. 9-26. ARAUJO, R. F.; FURNIVAL, A. C. M. Comunicação científica e atenção online: em busca de colégios virtuais que sustentam métricas alternativas. Informação & Informação, Londrina, v. 21, p. 68-89, maio/ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. ARAÚJO, R. F. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 3, p. 67-84, set. 2015. ISSN 19815344. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2018. BIZZOCCHI, A. Marketing científico: o papel do marketing na difusão da ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 24., Salvador , 2002. Anais... Salvador: SBEIC, 2002. BOMFÁ, C. R. J. et al. Marketing científico electrônico: um novo conceito voltado para periódicos electrônicos. Estudos em Comunicação, n. 5, p.193-215, maio 2009. BORGMAN, C. L. The conundrum of sharing research data. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 63, n. 6, p. 1059-1078, Jun. 2012 CARVALHO, A. P. A divulgação e o marketing da ciência: uma análise do documentário como instrumento híbrido de comunicação científica pública, por encomenda de instituições públicas de pesquisa à empresa Videociência. 2003. 186f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), São Paulo, 2003. FERREIRA, A. G.; CAREGNATO, S. E. Visibilidade de revistas científicas: um estudo no Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. TransInformação, Campinas, v. 26, n. 2, p. 177-190, maio/ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. FRAUMANN, G. et al. Twitter presence and altmetrics counts of SciELO Brazil Journals. In: The Altmetrics Workshop Bucharest, Romania, v.3, 2016. Proceedings… ALM, Romania, v.3, 2016. KARIMKHANI, C.; GAMBLE, R.; DELLAVALLE, R. Social media impact factor: the top ten dermatology journals on Facebook and twitter. Dermatology online journal, v.20, n.4, p.1-4, 2014. PINHEIRO, L. V. R. Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p.153-65, 2014. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. GULKA, J. A.; LUCAS, E. R. O. ; ARAUJO, R. F. Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto. Cadernos de Biblioteconomia, Arquivistica e Documentação, v. 2, p. 31-43, jul./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017. NOSEK, B. A. et al. Promoting an open research culture. Science, v. 348, n. 6242, p.1422-1425, 2015. ORTEGA, J. S. The presence of academic journals on Twitter and its relationship with dissemination (tweets) and research impact (citations). Aslib journal of information management, v. 69, n.6, p. 674-687, 2017. ORTEGA, J. S. To be or not to be on Twitter, and its relationship with the tweeting and citation of research papers. Scientometrics, v. 109, n. 2, p. 1353-1364, 2016. REBIUN. Science 2.0: the use of social networking in research. Revised and updated. Madrid: REBIUN, 2011. 70p. SAYÃO, L. F.; SALES, L. F. Dados de pesquisa: contribuição para o estabelecimento de um modelo de curadoria digital para o país. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018.

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