Universidade Federal de Alagoas Maceió, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.00.43.59.23)
Código: PPCI0019
Nome: INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Comunicação científica e avaliação. Estudos métricos da informação em ciência, tecnologia e inovação. Monitoramento e mensuração da informação científica e tecnológica. Métricas tradicionais e alternativas de impacto científico. Indicadores de produção e avaliação em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Referências: ADIE, E.; ROE, W. Altmetric: enriching scholarly content with article-level discussion and metrics. Learned publishing, v. 26, n. 1, p. 11-17, jan. 2013. ALBAGLI, S. (Org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013. ARAUJO, R. F. (Org). Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: Edufal, 2015. 210p. COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Belo Horizonte: EDUFMG, 2007. 176p. COSTAS, R. ZAHEDI; Z.; WOUTERS, P. Do altmetrics correlate with citations? Extensive comparison of altmetric indicators with citations from a multidisciplinary perspective. Journal of the Association for Information Sciences and Technology, v. 66, n. 10, p. 1401-4321, jan. 2014. FONSECA, E. N. (Org.). Bibliometria: teoria e prática. São Paulo, EDUSP, 1986. 141p. GOUVEIA, F. C. Altmetria: métricas de produção científica para além das citações. Liinc em revista, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 214-227, maio 2013. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018. MARTÍN-MARTÍN, A. et al.. The counting house: measuring those who count. Presence of bibliometrics, scientometrics, informetrics, webometrics and Altmetrics in the Google Scholar Citations, ResearcherID, ResearchGate, Mendeley & Twitter. EC3 working papers, 21, 2016. MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999. 268p. MUELLER, S. P. M.; PASSOS, E. J. L. (Org.). Comunicação científica. Brasília, DF: DCI/UnB, 2000. 144p. NEYLON, C. WU, S. Article-level metrics and the evolution of scientific impact. PLoS Biology, v.7, n.11, 2009. Diponível em: . Acesso em: 13 mar. 2018. OLIVEIRA, F. C. B. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: uma análise dos membros do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. In: ENCONTRO DE ECONOMIA CATARINENSE, 5., Florianópolis, 2011. Anais… Florianópolis, 2011. p. 1-25. ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. The next bibliometrics: almetrics (author level metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, v. 25, n. 3, maio/jun., p.485-496, 2016. PRIEM, J.; PIWOWAR, H. A.; HEMMINGER, B. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. CoRR, v. 12, n. 3, p. 1-17, mar. 2012. REBIUN. Science 2.0: the use of social networking in research. Revised and updated. Madrid: REBIUN, 2011. ROCHA, E. M. P.; FERREIRA, M. A. T. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: mensuração dos sistemas de CTeI nos estados brasileiros. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 61-68, set./dez 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2018. SARTORI, R.; PACHECO, R. C. S.. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação: a interação humana nos grupos de pesquisa. Textos de la cibersociedad, 2008. ROEMER, R. C.; BORCHARDT, R. Meaningful metrics: A 21st century librarian’s guide to bibliometrics, altmetrics, and research impact. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2015. WALDROP, M. M. Science 2.0: is open access science the future? Scientific American, v. 298, n. 5, p. 69-73, May 2008.

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