Universidade Federal de Alagoas Maceió, 11 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.00.43.59.23)
Código: PPCI0020
Nome: MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Informação, documento e memória documentária. O registro como artefato e representação. Mediação, Informação e Conhecimento. Registro e preservação da cultura material e imaterial. Instituições de guarda, memória patrimonial da informação e do conhecimento.
Referências: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. O. (Org.). Competência em ALMEIDA, M. A. Políticas culturais & ciência da informação: diálogos e desafios. Ciência da informação, Brasília, v. 43, n. 2, p. 284-297, jul./2016. ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2018. AZEVEDO, P. O.; CORRÊA, E. (Org.). Estado e sociedade na preservação do patrimônio. Salvador: EDUFBA: IAB, 2013. 260p. BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Plínio Dentzien (trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. 241p. BURKE, P. Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à wikipédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. 414p. CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Reginaldo de Moraes (trad.). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. 159p. CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora UNB, 1999. 111p. DUARTE, Z. (Org.). Arquivos, bibliotecas e museus: realidades de Portugal e do Brasil. Salvador: EDUFBA, 2013. 416p. DAVIS, A. Two humanistic communication theories for Museums, Libraries and Archives. ICOFOM study series, v. 44, p. 5-15, jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2018. GARCÍA MARCO, F. J. Las instituciones de la memoria ante el cambio digital: una propuesta sobre la articulación interdisciplinar de las ciencias de la documentación. Pliegos de yustes, v. 1, n. 11/12, p. 61-70, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018. GOMES, H. F. A mediação da informação, comunicação e educação na construção do conhecimento. Data grama zero - revista da ciência da informação, Rio de janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-15, maio 2011. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2018. HERNÁNDEZ HERNÁNDEZ, F. Documentary sources of Museology: reflections and perspectives. ICOFOM study series, v. 44, p. 81-93, jun. 2016. LYONS, M. Livro: uma história viva. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2011. 224p. MARTÍN-BARBERO, J. Cuando la tecnología deja de ser una ayuda didáctica para convertirse en mediación cultural. Revista electrónica teoría de la educación: educación y cultura en la Sociedad de la Información, v. 10, n. 1, p. 19-31, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. MINDLIM, J. Uma vida entre livros: reencontros com o tempo. Prefácio de Antonio Candido. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 231p. MUÑOZ CARRIÓN, A. El patrimonio cultural material y el inmaterial: buenas prácticas para su preservación. Mediaciones sociales, n. 3, p. 495-534, jul./dic. 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. PINHEIRO, L. V. R.; GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. (Org.). Arte, museu e imagem. Rio de Janeiro; Brasília: IBICT/DEP/DDI, 2000. 228p. QUINTERO CASTRO, N. et al. Identificación de las ciencias de la información documental. Revista interamericana de Bibliotecología, v. 32, n. 2, p. 195-229, jul./dic. 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 fev. 2018. RAMÍREZ PLASENCIA, D.; CHÁVEZ ACEVES, L. El concepto de mediación en la comunidad del conocimiento. Sinéctica: revista electrônica de educación, Tlaquepaque, n. 39, p. 1-16, jul./dic. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2018. VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 390p.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.265 11/05/2025 20:21