Universidade Federal de Alagoas Maceió, 13 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.00.43.59.23)
Código: PPCI0028
Nome: USUÁRIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Usos e usuários da informação. Estudos de uso e de usuários como áreas de pesquisa para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de serviços e produtos de informação. Comportamento em informação: abordagens e modelos.
Referências: BURNETT, G., JAEGER, P. T., THOMPSON, K. M. The social aspects of information access: the viewpoint of normative theory of information behavior. 2008. 29 p. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018. CALVA GONZÁLEZ, J. J. El comportamiento informativo: manifestación de las necesidades de información. In: Las necesidades de información: fundamentos teóricos y métodos. México: UNAM, 2004. p. 101-117. [online]. CASARIN, H. C. S (Org.). Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus. 2014. 318p. COURTRIGHT, C. Context in Information Behavior. Annual review of Information Science and technology, v. 41, p. 273-306, 2007. CUNHA, M. B.; AMARAL, S. A.; DANTAS, E. B. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015. 448 p. DAVENPORT, T. H. Cultura e comportamento em relação à informação. In: DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. p. 109-139. GASQUE, K. C. G. D.; COSTA, S. M. S. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p.21-32, jan./abr., 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018. GONZÁLEZ TERUEL, A. Los estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Trea, 2005. 184p. HEWINS, E. T. Information need and use studies. Annual review of Information Science and technology, v.25, p. 145-172, 1990. KULTHAU, C. C. Inside the search process: information seeking from the user’s perspective. Journal of the American Society for Information Science, v. 42, n. 5, p. 361- 371, 1991. MARTINEZ-SILVEIRA, M.; ODDONE, N. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v.36, n.2, p.118-127, maio/ago., 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018. MATTA, R. O. B. Modelo de comportamento informacional de usuários: uma abordagem teórica. In: VALETIM, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 127-142. [online]. PINTO, L. P. Os usuários da informação. Ponto de acesso. Salvador, v. 4, n. 3, p. 3-15, dez. 2010 . Disponível em:. Acesso em: 16 mar. 2018. ROLIM, E. A.; CENDÓN, B. V. Modelos teóricos de estudos de usuários na ciência da informação. Data grama zero - Revista de Ciência da Informação, v. 14, n. 2, abr. 2013. SIATRI, R. The evolution of user studies. Libri, v. 49, p. 132–141,1999. SPINK, A.; COLE, C. Human information behavior: Integrating diverse approaches and information use. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 57. n. 1, p. 25-35, Jan. 2006. SPINK, A.; COLE, C.; WALLER, M. Multitasking behavior. Annual review of Information Science and technology, v.42, p. 93-118, 2008. WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, v. 31, n. 1, p. 3-15, 1981.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.242 13/03/2025 14:50