Universidade Federal de Alagoas Maceió, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (11.00.43.59.22)
Código: PPF0007
Nome: TÓPICOS DE EPISTEMOLOGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina é uma introdução avançada a tópicos centrais da epistemologia ou teoria do conhecimento. Serão abordados os seguintes tópicos, entre outros temas correlatos: conhecimento e racionalidade, fundacionismo, falibilismo, epistemologia naturalizada, evidência e subjetividade, conhecimento de outras mentes e intersubjetividade.
Referências: DEPAUL, Michael. Resurrecting Old-Fashioned Foundationalism. New York: Rowman and Littlefield, 2001. GINET, Carl. Knowledge, Perception and Memory. Dordrecht: Reidel, 1975. GRECO, John & SOSA, Ernest. The Blackwell Guide to Epistemology. Oxford: Blackwell, 1999. HAACK, Susan. Evidence and Inquiry. Oxford; Blackwell, 1993. PLANTINGA, Alvin. Warrant: The Current Debate. Oxford: Oxford University Press. 1981. POLLOCK, John. Contemporary Theories of Knowledge. Totowa: Rowman and Littlefield, 1986. QUINE, W.V. Epistemology Naturalized. In: Ontological Relativity and Other Essays. New York: Columbia Press, 1969, p.69-90. SELLARS, Wilfrid. Empiricism and The Philosophy of Mind. In: Science, Perception and Reality. London: Routledge and Kegan Paul, 1963. SOSA, Ernest. Knowledge in Perspective: Selected Essays in Epistemology. Cambridge: Cambridge Umiversity Press, 1991. SWAIN, Marshall. Reasons and Knowledge. Ithaca: Cornell University Press, 1981.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.214 26/12/2024 20:04