Ementa/Descrição: |
A disciplina é uma introdução avançada a tópicos centrais da epistemologia ou teoria do conhecimento. Serão abordados os seguintes tópicos, entre outros temas correlatos: conhecimento e racionalidade, fundacionismo, falibilismo, epistemologia naturalizada, evidência e subjetividade, conhecimento de outras mentes e intersubjetividade. |
Referências: |
DEPAUL, Michael. Resurrecting Old-Fashioned Foundationalism. New York: Rowman and Littlefield, 2001.
GINET, Carl. Knowledge, Perception and Memory. Dordrecht: Reidel, 1975.
GRECO, John & SOSA, Ernest. The Blackwell Guide to Epistemology. Oxford: Blackwell, 1999.
HAACK, Susan. Evidence and Inquiry. Oxford; Blackwell, 1993.
PLANTINGA, Alvin. Warrant: The Current Debate. Oxford: Oxford University Press. 1981.
POLLOCK, John. Contemporary Theories of Knowledge. Totowa: Rowman and Littlefield, 1986.
QUINE, W.V. Epistemology Naturalized. In: Ontological Relativity and Other Essays. New York: Columbia Press, 1969, p.69-90.
SELLARS, Wilfrid. Empiricism and The Philosophy of Mind. In: Science, Perception and Reality. London: Routledge and Kegan Paul, 1963.
SOSA, Ernest. Knowledge in Perspective: Selected Essays in Epistemology. Cambridge: Cambridge Umiversity Press, 1991.
SWAIN, Marshall. Reasons and Knowledge. Ithaca: Cornell University Press, 1981.
|