Universidade Federal de Alagoas Maceió, 03 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (11.00.43.49.14)
Código: PPCM0010
Nome: BIOESTATÍSTICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Trata-se de disciplina que introduz a bioestatística e o cálculo de probabilidades ao discente, além de apresentar noções de inferências estatística, amostragem e intervalos de confiança, testes de hipóteses, correlação e análise de regressão linear. Tem como objetivo promover a aquisição e desenvolvimento de habilidades de escrita, planejamento de pesquisa científica e utilização de softwares (IBM SPSS) para análises estatísticas uni, bi e multivariada. Especificamente, pretende-se: 1. fomentar conhecimentos sobre método de pesquisa e estatística; 2. habilitar o uso de software de análises de dados (quantitativos); 3. promover a prática de descrição e interpretação de dados de pesquisa; 4. capacitar estudantes para prática de pesquisa; 5. capacitar estudantes para realização de pesquisas e escrita de trabalhos científicos (relatos de pesquisa). O conteúdo programático versará sobre os seguintes temas: A bioestatística na pesquisa médica. Níveis de mensuração. Probabilidade, amostragem, intervalos de confiança e inferências estatísticas. Teste de hipótese e delineamentos experimentais, correlações e modelos de regressão. Aplicações de métodos de aprendizado estatístico e modelagem multivariada. A disciplina será dada por meio de: (1) aulas expositivas sobre temas específicos; (2) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; (3) debates em sala de aula; e (4) exercícios práticos em sala de aula, complementados com atividades em casa e/ou espaços com recursos informáticos da Universidade Federal de Alagoas. Avaliação:provas (escrita/objetiva) e trabalho teórico-prático. Critérios (1) Objetividade, clareza, coerência e coesão das ideias apresentadas no documento (prova ou trabalho); (2) Uso adequado dos termos técnicos e conteúdos concernentes ao campo de estudo em questão; (3) Uso adequado dos modelos de apresentação dos trabalhos requeridos. Ainda que sejam indicados textos que serão oportunamente cobrados em avaliações.
Referências: 1. Cumming, G. (2012). Understanding The New Statistics: effect sizes, confidence intervals, and meta-analysis. New York: Routledge. 2. Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS. Los Angeles: SAGE. James, G., Witten, D., Hastie, T., & Tibshirani, R. (2014). An Introduction to Statisitcal Learning. New York: Springer. 3. Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics. New York: PEARSON. Wassertheil-Smoller, S., & Smoller, J. (2015). Biostatistics and Epidemiology. New York: Springer. 4. Barbosa, Fabiano Timbó. ABC da bioestatística. 2a Ed. Maceió, EDUFAL, 2014. 5. Rius Dáz, Francisca; López, Francisco Javier Barón. Bioestatística.São Paulo, Thomson, 2007.

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