Ementa/Descrição: |
Trata-se de disciplina que introduz a bioestatística e o cálculo de probabilidades ao discente, além de apresentar noções de inferências estatística, amostragem e intervalos de confiança, testes de hipóteses, correlação e análise de regressão linear.
Tem como objetivo promover a aquisição e desenvolvimento de habilidades de escrita, planejamento de pesquisa científica e utilização de softwares (IBM SPSS) para análises estatísticas uni, bi e multivariada. Especificamente, pretende-se:
1. fomentar conhecimentos sobre método de pesquisa e estatística;
2. habilitar o uso de software de análises de dados (quantitativos);
3. promover a prática de descrição e interpretação de dados de pesquisa;
4. capacitar estudantes para prática de pesquisa;
5. capacitar estudantes para realização de pesquisas e escrita de trabalhos científicos (relatos de pesquisa).
O conteúdo programático versará sobre os seguintes temas:
A bioestatística na pesquisa médica.
Níveis de mensuração.
Probabilidade, amostragem, intervalos de confiança e inferências estatísticas.
Teste de hipótese e delineamentos experimentais, correlações e modelos de regressão.
Aplicações de métodos de aprendizado estatístico e modelagem multivariada.
A disciplina será dada por meio de: (1) aulas expositivas sobre temas específicos; (2) acompanhamento de leitura e crítica de artigos técnico-científicos; (3) debates em sala de aula; e (4) exercícios práticos em sala de aula, complementados com atividades em casa e/ou espaços com recursos informáticos da Universidade Federal de Alagoas.
Avaliação:provas (escrita/objetiva) e trabalho teórico-prático. Critérios (1)
Objetividade, clareza, coerência e coesão das ideias apresentadas no documento (prova ou trabalho); (2) Uso adequado dos termos técnicos e conteúdos concernentes ao campo de estudo em questão; (3) Uso adequado dos modelos de apresentação dos trabalhos requeridos. Ainda que sejam indicados textos que serão oportunamente cobrados em avaliações. |
Referências: |
1. Cumming, G. (2012). Understanding The New Statistics: effect sizes, confidence intervals, and
meta-analysis. New York: Routledge.
2. Field, A. (2009). Discovering Statistics Using SPSS. Los Angeles: SAGE.
James, G., Witten, D., Hastie, T., & Tibshirani, R. (2014). An Introduction to Statisitcal Learning.
New York: Springer.
3. Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2013). Using Multivariate Statistics. New York: PEARSON.
Wassertheil-Smoller, S., & Smoller, J. (2015). Biostatistics and Epidemiology. New York:
Springer.
4. Barbosa, Fabiano Timbó. ABC da bioestatística. 2a Ed. Maceió, EDUFAL, 2014.
5. Rius Dáz, Francisca; López, Francisco Javier Barón. Bioestatística.São Paulo, Thomson,
2007. |