Universidade Federal de Alagoas Maceió, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS (11.00.43.49.14)
Código: PPCM0014
Nome: GENÉTICA CLÍNICA E EXPERIMENTAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Trata-se de disciplina para estudo da prevalência, classificação, manejo, correlações genótipofenótipo, métodos laboratoriais diagnósticos e prevenção em casos de anomalias congênitas e doenças raras de etiologia genética e estudo das interações gene-gene, gene-ambiente envolvidos na etiopatogênese destas condições clínicas. Conteúdo programático: - Prevalência e distribuição populacional das anomalias congênitos e doenças raras - Prevenção e manejo das anomalias congênitos e doenças raras - Classificação etiológica das anomalias congênitas e doenças raras (padrões clássicos e não clássicos de herança) - Fatores que elevam o risco de anomalias congênitas e doenças raras: consanguinidade, reprodução acima dos 35-40 anos, deficiências de micro/macronutrientes durante a gravidez, história familial positiva, origem étnico-geográfica, exposição a teratógenos comprovados ou potenciais. - Métodos laboratoriais aplicados ao diagnóstico de anomalias congênitas e doenças raras (citogenética clássica, citogenética molecular, citogenômica e técnicas de biologia molecular: PCR, sequenciamento, MLPA, etc). - Correlações genótipo-fenótipo interações gene-gene, gene-ambiente e patologia molecular em condições clínicas selecionadas (malformações craniofaciais, distúrbios da diferenciação do sexo, deficiência intelectual) Método avaliativo: participação do aluno nas atividades propostas: seminários, discussão de artigos, atividades práticas em ambulatório e laboratório conforme número de alunos e disponibilidade de espaço físico.
Referências: Livros básicos: 1. JONES. Smith’s Recoginizable Patterns of Human Malformation 2. NUSSBASUM, MCINNES, WILLARD. THOMPSON & THOMPSOM - Genética Médica 3. RIMOIN, CONNOR & PYERITZ. Emery and Rimoin’s Principles and Practice of Medical Genetics 4. STEVENSON, HALL & GOODMAN. Human Malformations and Related Anomalies 5. ERICKSON RP, WYNSHAW-BORIS AJ., EPSTEIN´S Inborn errors of development 6. TOM STRACHAN; ANDREW READ Genética Molecular Humana 7. DAVID L. NELSON, MICHAEL M. COX Principles of Biochemistry Sítios na web: 1. Gene Reviews: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/ 2. Online Mendelian Inheritance in Man (OMIM):http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=omim Artigos científicos: diversos, selecionados conforme tema e necessidades.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.213 26/12/2024 10:30