Universidade Federal de Alagoas Maceió, 02 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (11.00.43.58.07)
Código: GEOM026
Nome: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INTERFACES CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discussões acerca das conexões entre Geografia, Educação e Tecnologias Digitais em seus diferentes níveis. Análise de conceitos e práticas relacionadas à Educação Geográfica. Os Saberes e fazeres na Educação Geográfica. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação. Os Artefatos Midiáticos e os Nativos Digitais na Educação Geográfica.
Referências: BOMBARDELLI, G. F; KAERCHER, N. A. O uso do yotube nas aulas de Geografia. In: TONINI, I. M; organizadores [et. al.]. O ensino de Geografia e da história: saberes e fazeres na contemporaneidade. 1 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2015. p.145 – 158. CALLAI, Helena Copetti. Educação Geográfica. In: CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013. CALLAI, Helena Copetti. A educação geográfica na formação docente: convergências e tensões. In: SANTOS, Lucíola L. C. P. (Org.) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. CARNEIRO, S. M. M. A dimensão ambiental da educação geográfica. Educar em revista, Curitiba, n.19, p. 39-51, 2002. CASTELLAR, Sonia M. V. Educação geográfica: formação e didática. In: MORAIS, E. M. B. de; MORAES, L. B (orgs.) Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: NEPEG, 2010. p.39-57. CAVALCANTI, Lana de S. Geografia escolar na formação e prática docentes: o professor e seu conhecimento geográfico. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: ENDIPE, 2006. DE MÍGUEL GONZÁLEZ, Rafael; CLAUDINO, Sérgio, SOUTO, Xosé M. La utopía de la educación geográfica en las Declaraciones Internacionales de la UGI. 2016. In: BENACH, Nuria; ZAAR, Miriam Hermi; VASCONCELOS P. JUNIOR, Magno (orgs.). Actas del XIV Coloquio Internacional de Geocrítica: Las utopías y la construcción de la sociedad del futuro. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2016, <http://www.ub.edu/geocrit/xiv-coloquio/xiv-coloquio-portada.htm> FERNANDES, Silvia; MONTEAGUDO, Diego; GONZALEZ, Xosé. Educación geográfica y las salidas de campo como estratégia didáctica: un estudio comparativo desde el Geoforo Iberoamericano. Biblio 3W. Revista Universidad de Barcelona. ISSN:1138-9796. Vol XXI, num.1.155, 5 de abril de 2016. GIODARNI, A. C. SILVA, V. O; TONINI, I. M. Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis no Ciberespaço para ensinar e aprender Geografia. In: GIODARNI; A. C; organizadores [et. al.]. Aprender a ensinar Geografia: a vivência como metodologia. 1 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p.173 – 183. GUIMARÃES, I. V. Os artefatos midiáticos, a pesquisa e o ensino de Geografia. In: ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. de S. Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. 1 ed. João Pessoa: Editora Mídia, 2013. p. 219 – 239. HETKOWSKI, T. M. organizadores [et. al.]. Geotecnologias e as TIC no entendimento do espaço: uma experiência formativa na Educação Básica. In: PORTUGAL, J. F; OLIVEIRA, S. S; PEREIRA, T. R. D. S. (Geo)grafias e linguagens: concepções, pesquisa e experiências formativas. 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013. p.113 –129. LEÃO, Vicente de Paula; LEÃO, Inês de Carvalho. Ensino de Geografia e Mídia. São Paulo: Argvmentvm, 2009. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. _____. O que é o Virtual?. São Paulo: Editora 34, 1996. _____. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208p. MERCADO, L. P. L. Estratégias didáticas utilizando internet. In: MERCADO, L. P. L. (org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10 ed. Campinas: Papirus, 2000. p. 11-65. SANTOS, M. F. P. dos; PINTO; M. V. M; GALDINO, V. H.O Facebook no ensino de Geografia: desafios e possibilidades. In: SACRAMENTO, A. C. R; ANTUNES, C. F; SANTANA FILHO, M. M. Ensino de Geografia: produção do espaço e processos formativos. 1 ed. Rio de Janeiro: consequência, 2015. p.171 –181. SANTOS, M. F. P. dos.; SOUTO, X. M. A Educação Geográfica em Construção. Revista Terra Livre. v. 1, p.79-113 - 113, 2018. TONINI, I. M. Para pensar o ensino de geografia a partir de uma cultura visual. In: REGO, N.; CASTROGIOVANNII, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2011. p. 93 – 103. TONINI, I. M. Movimentando-se pela web 2.0 para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M; KAERCHER, N. A. Movimentos no Ensinar Geografia. 1 ed. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013. p. 49 – 61. TONETTO, E. P; TONINI, I. M. Redes Sociais: plataformas para a construção de uma Geografia On-Line. In: GIODARNI; A. C; organizadores [et. al.]. Aprender a ensinar Geografia: a vivência como metodologia. 1 ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. p.109 – 117.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.290 02/07/2025 09:04